Após a Câmara dos Deputados oficializar a saída do deputado federal, Pedro Henry (PP), que renunciou ao cargo, depois de ser condenado na Ação Penal 470 (Mensalão), o suplente Roberto Dorner (PSD) reassumiu a cadeira nesta terça-feira (17). A carta renúncia de Henry foi lida em plenário, na sessão desta segunda-feira (16).
Dorner agora ficará definitivo no lugar do Pedro Henry, tendo em vista que ele já exerceu o mandato de deputado federal durante nove meses, em 2011, quando o progressista se licenciou para assumir a Secretaria de Estado de Saúde, de Mato Grosso.
Empresário da área de comunicação e com forte atuação na agropecuária, Dorner se tornou 1º suplente da coligação “Mato Grosso Progressista”, com 50.480 votos, nas eleições em 2010. As propostas do empresário ao longo dos 12 meses que ele estará no Congresso, serão apresentar projetos que beneficiem o setor agropecuário no estado. Em 2011, quando ele assumiu pela primeira vez a cadeira, atuou nas comissões de Agricultura e de Mobilidade Urbana do Legislativo Federal e pretende novamente atuar nessas áreas.
Roberto Dorner nasceu na cidade de Bom Retiro, em Santa Catarina, mudou-se ainda jovem para Mato Grosso e sua base política vai de Cuiabá à Sinop. Dentre outros cargos já exercidos pelo deputado, se destacam o de presidente do Sindicato Marítimo de Rondônia e 2º vice-presidente da Associação dos Criadores do Norte do Mato Grosso (Acrinorte).