Os 24 deputados estaduais eleitos por Mato Grosso devem se reunir nos próximos dias para tratar de assuntos relacionados à próxima legislatura. A tendência é que eles iniciem as conversas para definir a composição da Mesa Diretora para o biênio 2011/2012. O ex-presidente da Casa, José Riva (PP), deputado mais votado no último domingo (3) com 93.594 votos, pondera que ainda não decidiu se vai ou não participar da nova diretoria. Ele reforça que o assunto deve ser debatido amplamente com os outros parlamentares eleitos e que talvez não componha a Mesa.
Entre os nomes cotados para presidir a Assembleia está o próprio Riva, o atual presidente Mauro Savi (PR), que assumiu a cadeira após a saída do progressista, além de Sérgio Ricardo (PR), que foi o segundo mais votado com 87.407 votos e também já comandou a Assembleia. Hoje o duodécimo gerido pela Mesa Diretora é superior a 13 milhões mensais.
A reunião entre os parlamentares é necessária principalmente para que alguns estreantes como Luciane Bezerra (PSB), esposa do ex-prefeito de Juara Oscar Bezerra, e o irmão do deputado estadual Dilceu Dal Bosco (DEM), Dilmar Dal Bosco (DEM), comecem a conhecer o funcionamento do Poder Legislativo estadual. Dilmar, por exemplo, assume a cadeira com a missão de fazer um mandato que mantenha algumas linhas do irmão, que disputou sem êxito o cargo de vice-governador ao lado de Wilson Santos (PSDB). Entre as bandeiras carregadas por Dilceu está o Zoneamento Sócio-Econômico Ecológico (ZSEE). O projeto era a "menina dos olhos" do ex-governador Blairo Maggi (PR), que não conseguiu implementar o projeto durante a sua gestão.
No último domingo foram reeleitos os republicanos Sérgio Ricardo, Sebastião Rezende, Mauro Savi, Wagner Ramos, João Malheiros e Hermínio Jota Barreto e os progressistas Wallace Guimarães (DEM), Riva, Airton Português, Antônio Azambuja, além de Guilherme Maluf (PSDB), José Domingos Franga (DEM), Ademir Brunetto (PT) e Percival Muniz (PPS). Além deles, a Casa vai receber os eleitos: Romoaldo Júnior, Baiano Filho, Nilson Santos, Teté Bezerra, todos do PMDB, e o apresentador de TV Walter Rabello, que volta à Assembleia.Também “emplacaram” seus nomes Ezequiel da Fonseca, Luciane, Dilmar, Luiz Marinho (PTB) e o pedetista Zeca Viana.