RESGATE Coordenador do Dsei escapa de aldeia

Data:

Compartilhar:

Simone Ishizuka/ GD


O coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de São Félix do Araguaia (1.200 km a nordeste de Cuiabá), Milton Martins de Souza, conseguiu fugir de barco da aldeia Karajá, após ficar 4 dias em cativeiro no local. Indígenas alegam descaso do órgão e denunciam que houve diversas mortes por falta de assistência à saúde.

Eles estão reunidos com arco e flecha neste momento em frente ao Dsei de São Félix do Araguaia, para uma manifestação e pedir um posicionamento da entidade. Milton foi sequestrado na sede do Dsei e levado para a aldeia Fontoura, na Ilha do Bananal, divisa de Mato Grosso com o Tocantins.

Conforme um dos indígenas da aldeia, Junahu Karajá, por volta das 19h de ontem, o coordenador pediu para ir pescar na beira do Rio Araguaia. Na oportunidade, Milton ligou através do próprio celular, para um funcionário da Funasa (Fundação Nacional da Saúde) para ir resgatá-lo. Dois servidores chegaram de barco no local sem fazer barulho, e conseguiram pegar o coordenador.

Juanahu garantiu que Milton foi bem tratado e alimentado. Durante o sequestro, ele disse que os caciques da aldeia tentaram manter um diálogo com o coordenador, no entanto, não houve progressos. “Ele sempre dava as mesmas justificativas de que daqui 3 ou 4 meses tudo se resolveria. O tempo passou e nada aconteceu até agora”.

Mais de 100 índios estão concentrados em frente à sede da Dsei, para exigir um contato mais próximo com o secretário especial de Saúde Indígena, Antônio Alves, para que ele possa ver a situação da aldeia com a falta de assistência.

“Muita gente aqui na aldeia já morreu por isso. A falta de acesso é um dos problemas maiores. Para sair da aldeia e ir ao hospital mais próximo dura 24 horas. Se fosse de avião, duraria 1 hora mais ou menos”, ressalta Juanahu, que teve a mãe morta por problemas pulmonares, devido a falta de assistência.

A reportagem tentou entrar em contato com o Dsei, mas mas não obteve retorno.

Foto: Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PC ALERTA SOBRE GOLPE EM ANUNCIO DE VENDA DE CARROS PELA INTERNET

https://www.youtube.com/watch?v=_rCSh1yO0Ug

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo