Registrados 3.151 casos de dengue; tipo 4 aparece em MT

Data:

Compartilhar:

Nos dois primeiros meses deste ano (entre 1º de janeiro e 23 de fevereiro) já foram registrados em Mato Grosso 3.151 casos de dengue, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Na capital foram notificados 251 e, em Várzea Grande, 245. O tipo 4 da doença já foi confirmado em três municípios.

Se comparado ao mesmo período do ano passado, apesar de atualmente Sinop registrar o maior índice da doença, com 561 casos, Várzea Grande foi o município onde houve o maior aumento de casos de dengue. Em 2011 foram apenas 94 casos, o que demonstra um crescimento de 151 registros de dengue na Cidade Industrial.

Em Rondonópolis já foram confirmados 61 casos da doença. Em todo o Estado, no mesmo período do ano passado, foram 3.151 casos, sendo que Cuiabá notificou 290, Várzea Grande 94 casos, Sinop 463 casos e Rondonópolis 139 casos. 

O Estado continua realizando o monitoramento por exame laboratorial na identificação dos sorotipos circulantes da dengue no Estado. Os municípios prioritários para a realização da pesquisa são Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Alta Floresta. 

Segundo a Secretaria de Saúde, a ação faz parte da estratégia de monitoramento da doença e também vai permitir saber se o vírus 4 da Dengue circula nos demais pólos. Os municípios prioritários que apresentaram a circulação do vírus DENV4 foram Várzea Grande, Cuiabá e Nobres (Regional de Diamantino).

O sorotipo DENV4 não é dos mais agressivos, mas com a população de Mato Grosso 100% vulnerável, o perigo aumenta. O Superintendente de Vigilância em Saúde, Oberdan Ferreira Coutinho Lira, explica ainda que a hemorragia por dengue não depende apenas da virulência do sorotipo, mas também da reação do organismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas