Recurso de Riva entra na pauta do TSE

Data:

Compartilhar:

GD


 O processo do candidato ao governo do Estado pela coligação Viva Mato Grosso, deputado estadual José Geraldo Riva (PSD), acabou de entrar na pauta de julgamento da sessão ordinária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e deve ser julgado nos próximos minutos. Riva busca garantir a sua candidatura, que foi impugnada por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, no dia 7 do mês passado. O relator do processo é o ministro João Otávio de Noronha. Os ministros Gilmar Mendes, Rosa Weber, Maria Thereza de Assis Moura, Henrique Neves da Silva e Luciana Lóssio também está no Pleno, presidido por Dias Toffoli.

 A impugnação foi motivada pela ação do Ministério Público Eleitoral. Riva tem quatro condenações no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ), por atos de improbidade administrativa. Os advogados de defesa, porém, sustentam que o candidato não se enquadra na Lei da Ficha Limpa, uma vez que não houve dolo ou enriquecimento ilícito por parte do parlamentar. Além disso, afirmam que os serviços contratados foram prestados.

O julgamento é um dos fatos que criam maior expectativa e tensão no processo eleitoral que está em curso. Isso porque o deferimento ou não da candidatura do social-democrata deve provocar mudanças no cenário político a menos de um mês do dia das eleições. Se indeferido o registro, a disputa vai ficar dividida entre o senador Pedro Taques (PDT), candidato da coligação Coragem e Atitude Pra Mudar, e o ex-vereador Lúdio Cabral, petista que lidera a coligação Amor a Nossa Gente. Riva, porém, já afirmou que levará a disputa até ao Supremo Tribunal Federal (STF) se for necessário. Caso a candidatura seja autorizada, o grupo de Riva acredita que pode provocar uma reviravolta, levando o candidato ao segundo turno contra Taques.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas