Rali Dacar 2015 acaba com vitória de Catar nos carros e Espanha nas motos

Data:

Compartilhar:

A 7ª edição sul-americana do rali foi marcada pela supremacia do catalão Marc Coma, na categoria motos, e do príncipe do Catar, Nasser Al-Attiyah. A prova teve 13 etapas entre Argentina, Chile e Bolívia,e o total do percurso foi de 9.000km.

Neste sábado (17), o motociclista espanhol Marc Coma ganhou pela quinta vez a 7ª edição sul-americana do Rali Dacar com sua KTM, cruzando a linha de chegada da 13ª e última etapa especial em Baradero, na Argentina, ao norte de Buenos Aires, depois de passar pelo Chile e Bolívia.

Vencedor em 2006, 2009, 2011, 2014 e 2015, o catalão de 38 anos se igualou aos campeões franceses Français Cyril Neveu et Cyril Desprès. O português Paulo Gonçalves, da Honda, levou o segundo lugar e o australiano Toby Price, também da KTM, o terceiro.

O destaque dessa temporada foi a performance da jovem motociclista espanhola Laia Sanz, de 29 anos, que ficou com o nono lugar na classificação geral. Este foi o melhor resultado obtido por uma mulher na categoria em um Dacar.

Jean Azevedo, único piloto brasileiro competindo pela Honda South American Rally Team, não conseguiu subir ao pódio.

Carros

O piloto do Catar, Nasser Al-Attiyah, (na foto ao lado do co-piloto, o francês Mathieu Baumel) abocanhou o seu segunto título na categoria carros.

Na liderança desde a segunda etapa ao volante de sua Mini, ele esmagou os rivais, conquistando cinco vitórias em 13 etapas.

O francês Giniel de Villiers e o co-piloto alemão Dirk von Zitzewitz ficaram em segundo com a pick-up Toyota, e a dupla do polonês Krzysztof Holowczyc e do francês Xavier Panseri, também com uma Mini, ficou com a terceira posição.

Caminhõese quads

Na categoria dos caminhões, os russos Airat Mardeev, Aydar Belyaev e Dmitriy Svistunov conquistaram o título, seguidos pelos conterrâneos Eduard Nikolaev, Evgeny Yakovlev e Ruslan Akhmadeev, em segundo lugar, e Andrey Karginov, Andrey Mokeev e Igor Leonov, em terceiro.

Nos quads, o polonês Rafal Sonik, da Yamaha, ficou com o título, seguido pelo argentino Jeremia Gonzalez Ferioli, também da Yamaha, e o boliviano Walter Nosiglia, da Honda.

Brasil no Rali Dacar 2016?

O Dacar 2015 mal terminou e as articulações para a próxima edição já começaram. Argentina e Chile ainda não confirmaram a participação e têm até o fim de março próximo para definir se continuam ou não. O diretor do Rali, Etienne Lavigne, em entrevista ao jornal francês Aujourd’Hui en France deste sábado, informou que está sondando o Peru, por suas paisagens excepcionais, e não descarta o sul do Brasil “onde poderíamos fazer coisas interessantes”, disse Lavigne.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas