QUEIMADAS Período proibitivo é prorrogado até 30 de setembro

Data:

Compartilhar:

Jéssica Moreira/ GD


A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) aceitou o pedido encaminhado pelo Comitê Estadual de Gestão do Fogo e prorrogou até o próximo dia 30 de setembro o período proibitivo de queimadas em Mato Grosso.

Os motivos que levam a prorrogação da data em todo é a situação crítica provocada pela estiagem e as queimadas urbanas e rurais. A ocorrência do fenômeno El Niño tem elevado as temperaturas acima de 40ºem todo Estado.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que  de 1º de janeiro a 14 de setembro de 2015, o Mato Grosso registrou 15.902 focos de calor. No mesmo período do ano passado foram registrados 18.371 focos o que representa uma redução de 13,5% nos casos comparado em 2014.

Anteriormente a Sema tinha proibido as queimadas entre em 15 de julho e15 de setembro e agora estendido até o fim do mês. Neste período quem for pego ateando fogo em áreas rurais será enquadrado na legislação sobre crime ambiental, com pena de seis meses a quatro anos de prisão mais pagamento de multa entre R$ 1 mil e R$ 7,5 mil por hectare.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas