Defaz cumpre 11 mandados de busca, inclusive na Fecomércio

Data:

Compartilhar:

Welington Sabino, repórter do GD


A Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio) também foi alvo da Operação Sodoma deflagrada pela Delegacia Fazendária (Defaz) nesta terça-feira (15) e cumpriu 11 mandados de busca e apreensão decretados pela juíza Selma Rosane Santos Arruda, da 7ª Vara Criminal. As ordens judiciais também foram cumpridas na casa do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), local onde foram apreendidos 5 CDs e 1 pendrive.

As residências dos ex-secretários de Estado, Pedro Nadaf (PR), da Casa Civil e Marcel Souza de Cursi, da Sefaz, também foram alvos dos mandados de busca e apreensão, bem como a NBC Assessoria Consultoria e Planejamento e Invest, e ainda as residências de três parentes dos suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção que envolvia cobrança e pagamento de propina para conceder incentivos fiscais (Prodeic). Nos imóveis vasculhados pelos agentes policiais, os parentes que lá se encontravam foram conduzidos coercitivamente até a Defaz para prestarem declarações.

Dos 3 mandados de prisão decretados, Pedro Nadaf foi o primeiro a ser preso e depois Marcel de Cursi. Por enquanto, somente o ex-governador Silval Barbosa não foi encontrado e é considerado foragido da Justiça.

Foram cumpridas duas medidas cautelares restritivas, conhecidas como monitoramento eletrônico, em desfavor de Karla Cecília de Oliveira Cintra e Silvio Cezar Corrêa Araújo que é ex-chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa.

Karla era secretária no gabinete de Nadaf e também ocupou diversos cargos no sistema Fecomércio e Senac. Um cheque nominal a ela está entre os documentos apreendidos.

Reprodução/TV Record

Silvio foi preso recentemente na Operação Ouro de Tolo deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) no dia 20 de agosto contra um esquema que desviou R$ 8 milhões da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Setas) na gestão de Roseli Barbosa, esposa de Silval que também foi presa.

Silvio ganhou liberdade através de uma liminar dada pelo ministro ministro Reynaldo Soares da Fonseca, da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas a juíza Selma Rosane ao expedir o alvará de soltura determinou que ele usasse tornozeleira eletrônica por existirem indícios de que ele pudesse fugir de Cuiabá.

As ações da Operação Sodoma estão sendo chefiadas pelos delegados da Delegacia de Combate à Corrupção, com apoio do efetivo e logística das demais unidades especializadas das polícias Civil e Militar, além de toda a estrutura da Secretaria de Segurança Pública.

O nome da operação é uma referência à cidade de Sodoma, que foi destruída em razão dos elevados níveis de corrupção praticada pelos seus moradores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Justiça eleitoral veta propaganda irregular do partido liberal que tem como candidata a Prefeita, Luzia Guedes Carrara em Nova Santa Helena MT.

A decisão ocorreu após representação da Coligação unidos pelo desenvolvimento, (União Brasil/MDB), que constatou a prática de propaganda...

Justiça determina a imediata suspenção de divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Nova Canaã do Norte.

A Pesquisa que foi encomendada pelo site SONOTICIAS, e realizada pela empresa REAL DADOS e PESQUISA LTDA, divulgada...

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY