Três caixas eletrônicos de uma agência do Banco Santander, no Distrito Industrial de Cuiabá, foram dinamitados na madrugada desta quinta-feira (25), em Cuiabá. O crime ocorreu por volta das 3 horas e a informação é de que os bandidos conseguiram levar o dinheiro de apenas um dos caixa. O montante não foi revelado.
Segundo informações repassadas por testemunhas à Polícia Militar, pelo menos, 15 pessoas, entre homens e mulheres, estavam na agência, no momento do crime. Foram ouvidas três explosões. O sistema de alarme da agência não funcionou, o que permitiu à quadrilha seguir o plano criminoso sem ser importunada.
As testemunhas disseram ainda que havia carros de luxo na frente da agência. A quadrilha utilizou um veículo Corolla de cor prata, uma Pajero preta, além de quatro motos.
Toda a ação durou cerca de 20 minutos. A Polícia Militar foi acionada pelas testemunhas, que trabalham em comércios, nas proximidades da agência, no entorno da Penitenciária Central do estado. Até o momento, ninguém foi preso.
A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) está investigando o caso.
Perigo constante
Mais do que comodidade, os caixas eletrônicos estão trazendo risco aos estabelecimentos comerciais e a população que fica dependente deste serviço.
Quase 60 caixas eletrônicos já sofreram ataques no Estado, de acordo com dados do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT).
Na madrugada do dia 13, um caixa do Banco 24 horas foi arrombado dentro do supermercado Modelo do bairro CPA III. Os bandidos fizeram um buraco para acessar o interior da loja e usaram um maçarico para abrir o terminal.
Na segunda-feira (15), a área de auto-atendimento de uma agência do Banco do Brasil na avenida da Prainha também foi assaltada. Os criminosos utilizaram explosivos para a ação. Parte do teto de gesso ficou destruída e a agência teve que ficar fechada durante o dia, para que fossem realizados reparos.
A outra ação ocorreu dentro do supermercado C&A no Jardim Maringá II, na região do Cristo Rei, em Várzea Grande, na quinta-feira. Além de explodirem um terminal do Banco 24 horas, os assaltantes ainda roubaram um cofre da loja, levando R$ 40 mil, sendo R$ 16 mil de dentro do caixa.
No sábado (20) bandidos explodiram um caixa eletrônico do Banco Santander, que fica na Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).
Já na terça-feira (23), criminosos tentaram explodir um caixa que fica no pátio da Prefeitura de Várzea Grande.
Entre os destaques da Campanha Nacional dos bancários deste ano está a segurança bancária. Durante as negociações com os bancos, os bancários vão insistir na questão da segurança para que a população e os bancários não corram risco nas instituições financeiras.
Vejam mais fotos do estrago deixado na agência: