PT deve ‘lutar até o último minuto’ por candidatura de Lula, diz Dilma

Data:

Compartilhar:


A ex-presidente Dilma Rousseff defendeu nessa terça (14), em debate na Universidade Livre de Berlim, que o PT “não pode abrir mão do símbolo que é Lula” e deve “lutar até o último minuto para que ele possa ser candidato”.

No evento, Dilma afirmou mais uma vez ter sido vítima de um “golpe judicial-parlamentar”, que, segundo ela, começou em seu impeachment e terminaria em um possível impedimento à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições ano que vem.

“O que eles precisam é que Lula seja condenado em junho e que permaneça condenado até novembro. Depois, pode até ser inocentado, desde que esteja fora das eleições”, disse.

Segundo ela, esse processo tem o objetivo de “enquadrar o Brasil no neoliberalismo, num processo que havia sido iniciado pelo (Fernando) Collor, aprofundado pelo Fernando Henrique (Cardoso) e interrompido por Lula”.


 processo, disse, seria dividido em três partes. A primeira seria o impeachment, que ela diz ter sido construído ao longo de mais de um ano e liderado pelo ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), hoje preso.

A segunda parte seriam as mudanças promovidas pelo presidente Michel Temer, como teto de gastos, reforma trabalhista e, sobretudo, “a tentativa de vender na bacia das almas os blocos do pré-sal”. O “último ato” seria inviabilizar a candidatura de Lula.

Ela voltou a adotar tom conciliador em relação a setores que apoiaram a sua destituição. “Acho que muitos foram enganados, achavam que estavam salvando o Brasil” ao apoiar o impeachment. “Não se deve afastar quem se manifestou. É preciso fazê-los entender o que aconteceu”, disse.

TUCANOS

Ao analisar o cenário político, Dilma criticou os tucanos, que definiu como “nossos adversários históricos” para a plateia alemã. “O PSDB era o partido da modernização conservadora. Eles tinham um programa. E depois eles passaram a ser aliados do que há de pior, os símbolos da corrupção”, afirmou.

Ela avalia que a ausência de uma força conservadora de centro favorece a ascensão da direita em figuras como a do deputado e presidenciável Jair Bolsonaro (PSC-RJ). “Não se faz um impeachment sem um grau violento de divisão na sociedade”, afirma Dilma.

“Com isso se cria grupos como o MBL, de extrema-direita, que têm um padrão de agressão que leva a um clima insustentável de intolerância”, disse. Com informações da Folhapress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...