O programa “Passageiro Especial” lançado na manhã desta segunda-feira (22), pelo Governo de Mato Grosso garante acessibilidade de pessoas com deficiência no Estado, em que as Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e as sociedades de Pestalozzis receberão os ônibus especiais.
“Os nossos deficientes estavam necessitando deste transporte e agora vai melhorar muito para a gente”, destaca a presidente da Apae em Gaúcha do Norte (595 km ao norte de Cuiabá), Fernanda Vender. A primeira-dama e secretária de assistência social em Nova Mutum (264 km ao norte da capital), Karla Alves de Freitas, afirma que os veículos são de extrema importância as instituições do Estado. “Estes veículos são de suma importância, pois vêm para melhorar a qualidade do serviço prestado pelas entidades de Mato Grosso”.
O programa “Passageiro Especial” facilita o acesso das pessoas com deficiência nas Apaes e Pastalozzis do Estado. Para a presidente da federação das Associações de Pestalozzis de Mato Grosso, Ivânia Almeida da Costa, os ônibus representam melhorias na educação. “É muito importante o que o governador está fazendo e isso representa uma educação de qualidade, principalmente para o interior”.
Segundo o presidente das federações das Apaes, Francisco Gemelli, os veículos chegaram em uma boa hora. “De fato é uma atitude louvável do governador e nós ficamos felizes, porque o poder público tem lembrado, mais uma vez, das crianças e dos jovens que estudam nas Apaes e nas Pestalozzis que necessitam de um meio de transporte seguro”.
A primeira-dama de Nova São Joaquim (485,2 km a leste de Cuiabá), Isabella Mendoça, afirma que é um privilégio do município em receber os veículos na região. “Nós acabamos de inaugurar a Apae e é um prestígio muito grande receber os ônibus. Até ontem, nós não tínhamos como se locomover até a Apae e hoje nós temos”.