Manifestantes da organização NSWP (Rede Global de Projetos para Trabalhadores do Sexo, em inglês) fizeram um protesto nesta terça-feira (2) durante a Conferência Internacional sobre a Aids, que acontece em Viena, na Áustria. A manifestação obrigou Eric Goosby, coordenador americano da luta contra a Aids, a abandonar a sala de imprensa do evento, onde ele concedia uma entrevista coletiva.
O ato foi realizado em protesto a um programa do governo dos Estados Unidos, conhecido pela sigla Pepfar. Pelas regras do programa, para receber ajuda financeira os governos precisam deixar claro que têm uma política de combate à prostituição, o que organizações que defendem esses profissionais encaram como preconceito.
Com frases como "Pepfar mata profissionais do sexo" e "nos encare, Goosby" os manifestantes pediram o fim da regra e da discriminação contra garotos e garotas de programa.
Segurando guarda-chuvas vermelhos, símbolo do grupo, e liderados pela militante transexual indiana Laxmi Tripathi, percorreram a sala de imprensa antes de entrar na sala em que Goosby respondia às perguntas.
Eles querem acabar com a regra do Pepfar, garantir tratamento para pessoas portadoras do HIV e melhorar as oportunidades existentes para os profissionais do sexo.
Veja abaixo um vídeo do protesto (em inglês):