Brigando contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Botafogo pode sofrer um duro golpe nas rodadas finais. O clube carioca corre o risco de perder seis pontos na competição por causa de uma dívida de 265 mil euros (cerca de R$ 800 mil) com o Vitória relacionada à venda do atacante Elkeson ao Guanghzou Evergrande, da China.
Segundo matéria publicada inicialmente pelo site “Globoesporte.com”, o Botafogo recebeu o dinheiro do clube chinês, foi notificado pela Fifa em outubro sobre a punição e teria até a próxima semana para fazer o pagamento ao time baiano.
Uma regra da entidade máxima do futebol mundial determina que o clube formador de um atleta deve ser remunerado em caso de negociações internacionais. Se isso não acontecer, a pena para quem não repassou a grana é a perda de pontos no torneio que estiver disputando.
A diretoria do Alvinegro ainda não se pronunciou sobre a situação, e a CBF deve ser acionada para entrar na situação. Revelado pelo Vitória, Elkeson foi vendido à equipe chinesa em novembro de 2012 por 6,5 milhões de euros (cerca de R$ 17 milhões). O jogador de 25 anos é o grande destaque do Guanghzou, foi artilheiro e bicampeão da Super Liga Chinesa nesta temporada.
Enquanto isso, faltando seis rodadas para o fim do Brasileirão, o Botafogo está na 18ª posição com 33 pontos, um ponto a menos do que o Vitória, o 16º colocado e primeira equipe fora da zona de rebaixamento. A possível perda de pontos poderia ser decisiva para decretar a queda da equipe carioca para a Série B.