“Pílula quatro em um” melhora segurança e eficácia do tratamento do HIV

Data:

Compartilhar:

 

Um novo comprimido diário que combina quatro drogas anti-HIV em uma única pílula é opção segura e eficaz para tratar a doença, de acordo com um estudo publicado na revista The Lancet.

A pesquisa sugere que a "pílula quatro em um" pode tornar mais fácil para os pacientes manter a medicação e melhorar os efeitos do tratamento.

"A adesão dos pacientes à medicação é vital, especialmente para pacientes com HIV, onde perder doses pode levar rapidamente o vírus a se tornar resistente à medicação", afirma o pesquisador Paul Sax, do Hospital Brigham and Women, nos Estados Unidos.

O HIV é incurável e o tratamento da infecção requer terapia que combina múltiplas drogas usadas para controlar o vírus.

Isso pode significar tomar vários comprimidos em diferentes horários do dia. E esquecer um significa que o corpo pode perder a luta contra o vírus.

Pesquisadores e empresas farmacêuticas têm combinado medicamentos em comprimidos individuais para facilitar a administração das doses.

A nova "pílula quatro em um" é a primeira a combinar um tipo de droga anti-HIV conhecido como inibidor da integrase, que interrompe a replicação do vírus com o inibidor da CYP3A4 cobicistat (COBI), emtricitabina (FTC) e tenofovir disoproxil fumarato (TDF).

Para o estudo, Sax e seus colegas compararam o tratamento com a pílula com as terapias atuais em 708 pacientes.

Segundo ele, a "pílula quatro em um" foi tão segura e eficaz quanto as abordagens padrão, embora tenha havido um nível maior de problemas renais entre aqueles que a tomaram.

"Nossos resultados fornecem uma opção adicional altamente potente e bem tolerada de tratamento do HIV por meio da combinação de vários antirretrovirais vários em um único comprimido", conclui Sax.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...