Um dos pioneiros da cidade de Colíder, no Norte de Mato Grosso, morreu assassinado na noite da ultima terça-feira, dia 24. João Bartolomeu Moraes, mais conhecido como “João da Vaca”, 83 anos, levou um tiro quando estava no interior de sua residência, no Sitio São João da Barra, localizado na estrada da Comunidade Areia, zona rural do município.
A esposa de João disse a Polícia que estava na cozinha quando ouviu um tiro. Logo em seguida ela foi até o cômodo onde o marido se encontrada e lá encontrou uma pessoa – que não soube identificar quem era – de posse de uma arma. A pessoa lhe disse para não entrar porque se não seria pior. Ela deixou a casa correndo e disse ter deparado com outro homem armado do lado de fora. Ela correu em direção a casa de vizinhos em busca de ajuda.
Com a Polícia constatou-se que foi roubado da residência três espingardas, sendo duas de calibres 36 e uma 32. No interior da casa também havia cerca de R$ 12 mil entre dinheiro e cheque.
Os policias juntamente com os Bombeiros ao chegarem no local encontraram a vitima caída meio corpo em cima de um sofá com uma perfuração na parte toráxica do lado esquerdo, feita provavelmente por uma bala de arma de fogo, e encontraram uma capsula de bala deflagrada na porta do quarto da vitima de calibre 32.
João Bartolomeu ganhou o apelido de “João da Vaca” por ter sido um dos primeiros pioneiros do município a chegar com gado na região.