PF prende seis em operação contra crimes ambientais

Data:

Compartilhar:

 

A Polícia Federal, por meio da Superintendência Regional do Mato Grosso, em conjunto com a Força Nacional, Ibama e Funai, deflagrou, nesta quinta-feira (7) a Operação "Fazenda Brasil, visando a reprimir crimes ambientais, no Município de Aripuanã (1.002 km a Noroeste de Cuiabá).

Nessa operação, a PF está dando cumprimento a oito mandados de prisão preventiva e a oito mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 5ª Vara Federal de Cuiabá.

Até o momento, seis pessoas foram presas; no cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foi encontrada farta documentação, a qual será oportunamente analisada pelos investigadores e peritos da Polícia Federal de Mato Grosso.

As investigações que culminaram na Operação Fazenda Brasil vêm sendo realizadas pela Polícia Federal desde o mês de agosto passado, quando foram flagrados 10 caminhões carregados de toras de madeira saindo da Terra Indígena Aripuanã, habitada por índios da etnia cinta-larga.

Durante esse período, foram presas 15 pessoas e apreendidos dois tratores de pneus, dois tratores esteiras, 11 caminhões e duas caminhonetes, além de grande quantidade de madeiras em toras, que ainda estão sendo contabilizadas pelo Ibama (medição da cubagem das madeiras apreendidas).

Hoje, ainda, a PF realizou nova incursão no interior da Terra Indígena Aripuanã e prendeu duas máquinas – um trator esteira e um trator de pneu – que estavam em plena atividade.

Segundo a PF, nas investigações, foi identificada a atuação de uma verdadeira organização criminosa comandada por um grupo de madeireiros da região de Aripuanã, responsável pelo aliciamento dos índios e pelo furto da madeira no interior da da Terra Indígena Aripuanã, de propriedade da União.

Essa organização, de acordo com as informações, agia de forma intimidadora, ameaçando servidores públicos responsáveis pela fiscalização ambiental na região e coagindo os próprios índios.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas