Pelé deu sua opinião sobre a última polêmica do Campeonato Brasileiro. Para o Rei do Futebol, é “absurdo” acreditar que o São Paulo facilitou o jogo para o Fluminense para prejudicar o arquirrival Corinthians.
Pelé "oferece" estudo e emprego para Ronaldo
– Eu gostaria de fazer um desabafo. Alguns jornalistas começaram a dizer que o São Paulo vendeu o jogo, facilitou para o Fluminense. Isso é um absurdo. Deveriam parar com isso, porque o Corinthians não ganhou o seu jogo, empatou [contra o Vitória]. Se tivesse ganho, ninguém estaria falando isso.
O Rei do Futebol, que na quarta-feira (24) concedeu uma entrevista coletiva, disse que, quando era jogador, chegou a receber pedidos de atletas para que o Santos facilitasse partidas.
– Eu já tive momentos, dentro do campo, de jogador chegar para mim e falar: “Pelé, a gente vai ser rebaixado se o Santos ganhar, quebra essa”. Jogadores de clubes do interior fizeram isso. Incentivos sempre existiram, não tem dúvida, para perder ou ganhar. Depende do caráter do jogador aceitar, mas um time inteiro [facilitar um jogo], isso não existe isso.
O ex-camisa 10 também comentou sobre o Campeonato Brasileiro. Pelé disse que o Fluminense, embora lidere o torneio, não pode ser considerado campeão.
– O Brasileiro foi emocionante, eu gostei porque ainda não está decidido. Dificilmente acontece de duas ou três equipes irem até o final do campeonato e não ter uma decisão. Não está definido, não dá para falar que o Fluminense já ganhou e nem falar quem já está rebaixado.
Questionado sobre os destaques do campeonato, Pelé elogiou os santistas Ganso e Neymar, mas admitiu que o argentino Conca, do Fluminense, é o grande destaque do torneio.
– O Conca está jogando muito bem. O Neymar também foi muito comentado, assim como o Ganso antes de se machucar. Mas, sem dúvida, o Conca está jogando muito bem, está numa fase muito boa, e não é por ele ser estrangeiro que não vamos reconhecer o talento. Para mim, pelo que eu vi, ele merece ser apontado como um dos melhores do torneio.
Sobre Neymar, Pelé voltou a pedir calma com a estrela santista – como fez antes da convocação para a Copa do Mundo da África do Sul.
– Talento o Neymar tem. A única ressalva que eu faço é que ele ainda não teve o teste que nós tivemos. Quando o Pelé tinha 17 anos, o Santos excursionava muito. Com 16 anos, o Pelé foi para a Copa Rocca. O Neymar só jogou no Campeonato Paulista [na verdade, Neymar está em seu segundo Brasileiro]. Ele subiu para o profissional muito rápido, tem de ser testado ainda jogando no México, na América Latina, na Europa.