
Volante Kleberson marcou gol nos últimos dois jogos do Flamengo no Campeonato Brasileiro
Faltando 14 rodadas para o fim do Brasileiro, Palmeiras e Flamengo há algum tempo não falam mais em título. Apesar de difícil, ainda se permitem sonhar com a vaga para a Libertadores. Com campanha superior, embora igualmente oscilante, os paulistas ocupam melhor posição na tabela. No entanto, para se firmar no Nacional precisará cicatrizar feridas abertas pelo rival carioca, neste sábado, às 18h30, no Engenhão.
Há praticamente um ano, os times se enfrentaram no Parque Antarctica pelo Brasileirão 2009. Na ocasião, o Palmeiras liderava com cinco pontos de vantagem para o segundo colocado, São Paulo, e tinha sete de diferença para o Flamengo, na quinta posição.
Porém, em ascensão, o Rubro-Negro ignorou o fator casa para vencer por 2 a 0, gols de Petkovic, sendo um olímpico. O revés marcou a derrocada alviverde, que perdeu a ponta em quatro rodadas, e embalou os cariocas, que chegaram ao título.
Por sinal, a queda de produção palmeirense ali dá a impressão de ainda não ter sido recuperada. Depois de perder a vaga para a Libertadores deste ano, a equipe patinou no Campeonato Paulista, decepcionou na Copa do Brasil e, mesmo com Felipão no banco, não tem tido forças para brilhar no Nacional.
Porém, o triunfo por 1 a 0 diante do lanterna Grêmio Prudente, na última rodada, melhorou o astral paulista. O time pulou para os 32 pontos, em oitavo lugar, e tem tido bom desempenho como visitante.
É em cima disso que o Palmeiras aposta para vencer pela primeira vez dois jogos seguidos neste Brasileiro e afastar de vez a desconfiança, como frisou o volante Marcio Araújo.
– A gente tem muita vontade de atingir esse objetivo e vencer duas seguidas. Jogando fora me parece uma ocasião ideal, pois os mandantes saem mais e podemos contra-atacar. A partir de agora temos de pensar jogo a jogo. Depois pensamos em Libertadores, se for o caso.
No entanto, o Flamengo não dá a impressão de ser o adversário ideal para as pretensões alviverdes. Apesar de estar apenas em 15º lugar, com 28 pontos, a equipe rubro-negra não perde há quatro rodadas – três empates e um triunfo. Além disso, nunca foi batida no Engenhão, palco do duelo. São sete vitórias e duas igualdades.
Kleber (esq.) deverá forma dupla de ataque com Dinei no Palmeiras Marcelo Ferrelli/Gazeta Press
O técnico rubro-negro, Silas, vê os dois times em momentos semelhantes no Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, empolgado com o fato de não perder há quatro partidas, adota discurso até mais otimista que os visitantes.
– O Palmeiras vive a mesma situação do Flamengo. Vários jogadores em busca do melhor ritmo. Mas qualquer vitória você pula duas ou três posições. Precisamos vencer para ver o que podemos almejar daqui a três ou quatro rodadas. Título é muito difícil, mas Libertadores é possível.
Para conseguir sua segunda vitória no comando rubro-negra, Silas terá um importante trunfo: o lateral-esquerdo Juan, recuperado de entorse no tornozelo, retorna após três rodadas fora. Na zaga, Ronaldo Angelim, com problemas particulares, sai para a entrada de Jean.
No Palmeiras, Luiz Felipe Scolari terá o retorno do chileno Valdívia, que estava suspenso. No entanto, os volantes Pierre e Edinho são dúvidas. No ataque, Dinei deve formar dupla com Kleber.
FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO X PALMEIRAS
Local: estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 25/09/10 (sábado)
Horário: 18h30 (Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence (Ambos de GO)
Flamengo:
Marcelo Lomba, Leonardo Moura, David, Jean e Juan; Toró, Willians, Kleberson e Renato; Diogo e Deivid
Técnico: Silas
Palmeiras:
Deola, Vitor, Fabrício, Danilo e Gabriel; Edinho (Rivaldo ou Pierre), Márcio Araújo, Marcos Assunção e Valdivia; Kleber e Dinei
Técnico: Luiz Felipe Scolari