O Náutico goleou o Vila Nova por 4 a 1 e escapou de cair para a Série C do Campeonato Brasileiro. Além de acabar com o sofrimento da torcida, o time pernambucano empurrou o rival para a situação incomoda de ter que buscar na última a manutenção na segunda divisão do Brasileirão.
O Vila Nova tem o mesmo número de pontos do Brasiliense (43) e está fora da área da degola apenas em função do número de vitórias. Na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o time precisa vencer o São Caetano, no Serra Dourada se quiser se manter na competição.
Para o Náutico, resta apenas realizar uma despedida honrosa na temporada 2010. Na semana que vem, enfrenta o rebaixado Santo André, no estádio Bruno José Daniel.
O equilíbrio foi a tônica dos minutos iniciais no estádio dos Aflitos. O Náutico ameaçou imprimir um ritmo forte, porém esbarrava na marcação adversária e nos próprios erros. O Vila Nova também não se mostrava criativo em campo.
Além da falta de futebol, a indisciplina também fez parte do confronto na capital pernambucana. Para conter os ânimos dos dois lados, o árbitro Paulo Henrique de Godoy Bezerra foi obrigado a mostrar o cartão amarelo três vezes no intervalo de oito minutos.
Aos 36min, o Vila Nova finalmente resolveu dar emoção e frustrou os torcedores da casa ao abrir o placar. Principal estrela da equipe goiana, Roni escapou da marcação do Náutico e criou a jogada para David tocar na saída do goleiro Bruno.
No segundo tempo, o Náutico adotou uma postura diferente e alcançou rapidamente o empate. Aos 7min, Geílson aproveitou o cruzamento caprichado de Flávio da direita e chutou firme para as redes.
O empate fez o Náutico crescer mais e trouxe nervosismo ao Vila Nova. Aos 10min, Jorge Henrique acertou Geílson e, como já tinha cartão amarelo, acabou expulso. A partir daí, os donos da casa tiveram o domínio e asseguraram a vitória com gols de Bruno Meneghel, Geílson e Cristiano: 4 a 1.
FICHA TÉCNICA
NÁUTICO 4 x 1 VILA NOVA
Local: Estádio dos Aflitos, no Recife (PE)
Data: 20 de novembro de 2010, sábado
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Paulo Godoy Bezerra (SC)
Assistentes: Marco Antônio Martins e Luis Alberto Kallenberger (ambos do SC)
Cartões amarelos: Wescley, Nilson e Geílson (Náutico); Leandrão (Vila Nova)
Cartões vermelhos: Jeff Silva e Erick Flores (Náutico); Éder Lima, David e Jorge Henrique (Vila Nova)
Gols:
NÁUTICO: Geílson, aos 6min e 36min, Bruno Meneghel, aos 25min, e Cristiano, aos 39min do segundo tempo
VILA NOVA: David, aos 36 minutos do primeiro tempo.
NÁUTICO: Bruno; Flávio, Wescley, Walter e Jeff Silva; Nilson, Ramirez (Cristiano), Élton e Erick Flores; Bruno Meneghel (Philip) e Geílson (Auremir).
Técnico: Roberto Fernandes
VILA NOVA: Max; Mimica, Leandrão e Éder Lima; Ivan (Gil), Adílson, Éberson (Thyago Fernandez), David e Jorge Henrique; Roni e Bruno Lopes (Max Pardalzinho).
Técnico: Ademir Fonseca.