GD
Após mais de 20 anos de vida pública, o deputado estadual José Riva (PSD) declarou que se despede do cargo ‘sem frustrações’. Em coletiva de imprensa concedida na manhã desta quinta-feira (29), um dia antes do fim de seu mandato, o parlamentar ressaltou que nunca ‘roubou’ nestes anos todos, e que o tempo dirá sobre a sua integridade.
Com mais de 100 processos no âmbito civil e criminal, devido a escândalos de desvio de dinheiro público, improbidade administrativa, entre outros crimes, Riva disse que sai de ‘cabeça erguida’ e que não carrega frustrações diante aos anos de mandato. “Eu sinceramente não tenho frustração. Eu aprendi a conviver com os problemas e acho que muitos momentos na vida pública, como qualquer outra atividade, você segue em êxito e outros momentos não”.
Sobre o futuro na vida pública, Riva mostrou convicção em dizer que não irá disputar outro cargo no Estado, mesmo que antes de se candidatar a governador, havia feito a mesma afirmativa. Ele agora pretende retomar a vida empresarial com a venda de terras e madeira.
“Eu tentei ser governador do Estado, em uma candidatura que sabia que seria difícil. Não farei de novo porque eu não pretendo ser candidato mais. Já disse que minha decisão agora é definitiva, eu quero ficar de fora. Mas eu acho que tudo que tudo que você tenta fazer e não consegue, a exceção da política que eu tenho uma decisão tomada, se você puder voltar fazer, faça. E hoje eu vou tocar minha vida na atividade empresarial, mas eu confesso que não tenho frustrações”
Questionado se teria medo de ser preso após o fim do mandato, uma vez que não terá mais o direito ao foro privilegiado, o parlamentar salientou não temer por acreditar na justiça. O pessedista ainda ressaltou que nunca roubou durante todos estes anos de mandato, mesmo sendo um dos políticos com mais processos no Estado.
“Não tenho medo de ser preso. Acho que nós temos que acreditar nas instituições, na justiça. Eu não roubei e não desviei dinheiro, em que pese em todas as denúncias, o tempo vai mostrar quem eu sou. E eu não sou este cidadão que muitos pregam por aí. As pessoas me conhecem e sabem quem eu sou. Nunca tive medo”, finalizou.
Janaína governadora – Durante a coletiva, Riva citou que acredita muito que a filha, que se elegeu deputada estadual, Janaina Riva, torne-se um dia governadora do Estado. “Ela fez 26 anos. Ainda é muito jovem. Tem que disputar uma três eleições de deputada estadual e federal, mas eu tenho certeza que um dia ela ainda vai governar Mato Grosso”.
Em relação à afirmativa, ele justiçou ser uma brincadeira, mas que só o tempo dirá, pois isso dependerá do trabalho dela. “É uma brincadeira, mas é uma brincadeira que pode um dia acontecer. Ela está muito jovem. Ela não tem idade para ser candidata a senadora ou governadora. Lógico que fiz uma brincadeira, mas só o tempo vai dizer isso. Vai depender muito do trabalho dela”.