O clima no Grêmio é bem diferente do que imperava na semana passada. Após a vitória com autoridade no Gre-Nal de quarta-feira, diante de um Internacional considerado favorito, o elenco tricolor, enfim, vive um clima positivo neste conturbado começo de temporada. "O clima no vestiário melhorou após a vitória. Alguns jogadores já estavam cantando; outros, fazendo piada. Antes estava ruim", afirmou o volante Léo Gago, autor de um dos gols na vitória por 2 a 1 no Beira-Rio.
O Caxias vem para a decisão com a credencial de ter feito a segunda melhor campanha da primeira fase (só perde para a do líder Novo Hamburgo no saldo de gols). Em nove jogos, são seis vitórias e apenas uma derrota, para o Internacional. A equipe grená se classificou quatro pontos à frente do próprio Grêmio no Grupo 2, e eliminou o São José nas quartas de final, com uma vitória por 2 a 0.
O time serrano tem um histórico recente de complicar a vida do Grêmio. Em 2000, conquistou seu único título gaúcho em pleno Olímpico. Em 2005, foi a responsável por eliminar o Tricolor da competição. No ano passado, na decisão da Taça Piratini, o Grêmio só venceu o Caxias nos pênaltis. Perdia, em casa, até os 50 minutos do segundo tempo. A última vez que o Grêmio venceu no Centenário foi em 2007. De lá para cá, foram duas vitórias do Caxias e um empate.
Mesmo com um retrospecto interessante diante do Tricolor, o time grená faz questão de respeitar bastante o Tricolor. "O Grêmio tem o peso da tradição, investimentos fabulosos. Superou um período ruim e vem com treinador novo, querendo mostrar serviço. Mas estamos determinados a chegar à final", disse o técnico Paulo Porto, em entrevista ao jornal O Pioneiro.
FICHA TÉCNICA
CAXIAS X GRÊMIO
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul
Data: 26 de fevereiro de 2012, domingo
Horário: 16 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco
Assistentes: José Antônio Chaves Franco Filho e Tatiana Jacques de Freitas
CAXIAS: Paulo Sérgio; Michel, Lacerda, Jean e Fabinho; Umberto, Paraná, Mateus e Wangler; Caion e Vanderlei
Técnico: Paulo Porto
GRÊMIO: Victor; Gabriel, Gilberto Silva, Naldo e Júlio César; Fernando, Souza, Marquinhos e Marco Antônio; Kleber e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.