Mais 546 novos registros de dengue e 1 morte pela doença foram contabilizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nos últimos 7 dias. Com isso, o Estado já contabiliza 39.320 casos notificados e 31 mortes pela doença té esta quinta-feira (25). Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) online, mecanismo que torna possível o acompanhamento em tempo real em todas as cidades brasileiras, desde que as secretarias municipais de saúde abasteçam o sistema lançando as informações corretamente. Do total de mortes, 26 já foram confirmadas por meio de exames enquanto outras 5 ainda aguardam a conclusão das investigações.
Até a semana passada, no dia 18 de julho eram 30 mortes sendo 24 confirmadas e 6 sob investigação. Um desses óbitos que estava sendo investigado e e agora foi confirmado como dengue ocorreu no município de Lucas do Rio Verde. As notificações da doença em todo o Estado somavam até então, 38.774 casos. De lá para cá esse número aumentou. As cidades que mais registraram mortes pela doença neste ano até o momento são: Sinop com 4 óbitos e Campo Novo dos Parecis, onde 3 pessoas morreram. Na sequência aparecem os municípios de Cuiabá, Primavera do Leste e Sorriso, cada um deles com 2 mortes já confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde.
Os locais onde também já morreram pessoas vítimas da dengue em 2013 são: Aripuanã, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Carlinda, Jaciara, Juara, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Vera, Sapezal e Lucas do Rio Verde. Em cada uma desses cidades houve um óbito por dengue entre 1º de janeiro e 25 de julho deste ano. As 5 mortes que estão sob investigação foram registradas nas cidades de Alto Taquari, Juara, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina e Cuiabá.
Quanto às notificações da doença, Sinop lidera com 6.437 registros, seguido por Rondonópolis com 3.014 notificações, Cuiabá registrou com 2.977 casos e Várzea Grande com 669 registros. De acordo com a SES, são 94 casos graves de dengue até o momento em Mato Grosso. Alerta ainda que o tipo 4 do virus da dengue, que é o mais grave, continua circulando no Estado. As dicas para a população é continuar limpando calhas dos telhados, os pratos dos vasos de plantas. Também é recomendado manter as piscinas limpas e não deixar formar poças d’ água eliminando assim, qualquer tipo de material que possa acumular água.