MT deve registrar 610 casos de câncer de mama

Data:

Compartilhar:

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, em 2015, mais 610 novos casos de câncer de mama serão diagnosticados em Mato Grosso sendo 77% em Cuiabá. A doença é a causa do maior número de mortes em mulheres entre 39 e 58 anos. No Brasil, o instituto prevê 57 mil novos casos e 14,4 mil mortes este ano.

Atualmente cerca de 75% dos casos de câncer de mama são detectados pelo autoexame, mas dessa forma o tumor já ultrapassa dois centímetros. As mulheres devem fazer mamografia pela primeira vez entre os 35 e 40 anos de idade e se submeter a controles anuais e bianuais a partir dos 40 anos.

Quando descoberto no início com menos de 1 centímetros a possibilidade de cura é de 90%. Já quando o tumor está maior, a expectativa cai para 60%. A melhor forma de prevenção é a realização de exames anuais.

A médica especialista em radiologia, Juliana Dallaqua, explica que o câncer de mama não possui uma causa definida. Alguns fatores de risco são conhecidos, como o histórico familiar e a presença de alterações genéticas. “Por isso toda mulher deve estar de olho em qualquer predisposição para iniciar o acompanhamento médico e a realização de exames periódicos o quanto antes e aumentar as chances de cura”, explica.

Juliana afirma que, além da mamografia, a ultrassonografia mamária pode ser utilizada para complementar o diagnóstico e ajudar o médico a entender a imagem nodular e definição de lesões benignas e malignas.

“Além da consulta médica periódica, adotar hábitos saudáveis e manter os exames em dia, desde a primeira relação sexual até o período da pós-menopausa, são fundamentais para proteger a saúde feminina”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas