O governador Silval Barbosa (PMDB) considerou, os números da criminalidade em Mato Grosso, no ano passado, como preocupantes. Ele acredita que, com a criação dos presídios produtivos no Estado, uma das propostas de campanha, os índices de criminalidade e violências serão reduzidos.
A implantação dessas cadeias produtivas está a cargo da recém-criada Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), que vem sendo comanda pelo desembargador aposentado Paulo Lessa.
Silval afirmou que as estatísticas mostram que quase 80% dos presidiários que ganham a liberdade acabam voltando para o mundo de crime. E, conseqüentemente, contribuem para o aumento dos índices de criminalidade. "Isso é um problema sério e, diminuindo esse número de reincidência, estaremos reduzindo os índices de criminalidade", afirmou o governador.
Números do crime
Em 2010, por exemplo, somente na Baixada Cuiabana foram registrados 311 homicídios, segundo dados da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A Polícia Civil aponta que metade dos assassinatos tem ligação com o tráfico e uso de drogas.
"Claro que esses números preocupam o Governo. Estamos trabalhando para diminuir isso. Além da proposta dos presídios produtivos, com a qualificação e preparação das pessoas, atuando na área social e na geração de emprego para reduzir esses números", declarou.