Ministros lançam força tarefa contra desmatamento

Data:

Compartilhar:

 

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, percorrem áreas desmatadas e depósitos de madeiras e máquinas apreendidas nesta quarta-feira (25). Em visita a Mato Grosso, eles desembarcaram em Sinop (a 500 km da Capital) e lançam a Operação Integrada entre a Força Nacional, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército e ficais do Instituto Brasileiro de Meia Ambiente e de Recursos Renováveis (Ibama) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para combater o desmate ilegal da floresta.

Durante a manhã os representantes nacionais conheceram a sede do Ibama em Sinop e foram a uma área da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) onde há madeira ilegal apreendida. A tarde os ministros, o governador Silval Barbosa (PMDB) e demais representantes das polícias e órgãos que participam da operação percorrem algumas regiões onde houve desmatamento recentemente.

De acordo com a assessoria de imprensa do ministro José Eduardo Cardozo, as fiscalizações serão em todos os âmbitos, desde o transporte de madeira ilegal até os proprietários das áreas e desmatadores.

As máquinas que estão apreendidas e as que poderão ser retidas pela fiscalização serão encaminhadas, em caráter de urgência, para outros estados a fim evitar que elas voltem a operar ilegalmente.

A operação integrada é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Ibama e não tem prazo para ser encerrada. De acordo com a assessoria do Ministério da Justiça, o número do efetivo destinado para participar da ação não será divulgado por uma questão de segurança.
 

Alexander Maia, secretário de Estado de Meio Ambiente, ressalta que esta não é uma nova campanha, mas a continuidade de um plano que vem sendo executado desde janeiro e que se trata de uma operação articulada do Ibama que colocará em campo cerca de 800 fiscais. ‘A Sema tem um efetivo de 272 pessoas para fiscalização e o Ibama mais 500, aproximadamente, com isso vamos fechar o cerco contra o desmatamento‘.
 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EPISÓDIO 1

Notícias relacionadas