Há muito tempo, acredita-se que a testosterona influencia a competição entre machos que tentam atrair fêmeas. Um novo estudo da Universidade Estadual de Wayne, nos Estados Unidos, revelou como esse hormônio está associado com a dominância e o sucesso quando homens disputam a atenção de uma mulher atraente.
O estudo foi feito com duplas de homens. Eles participaram de uma disputa de sete minutos (que foi gravada) pela atenção de uma bela estudante universitária. A informação é do jornal inglês Daily Mail.
Os níveis de testosterona antes da disputa estavam associados positivamente aos comportamentos masculinos de dominância – incluindo o quanto eles tinham sido firmes na cantada e quanto controle tiveram sobre a conversa – e o quanto cada um conseguiu ser bem-sucedido em atraí-la.
De acordo com Richard Slatcher, professor de psicologia da universidade, os efeitos da testosterona se revelaram elevados entre os homens que tinham uma alta necessidade de dominância social.
Em seu estudo, publicado na revista científica Social Psychologhical and Personality Science, os homens mostraram uma forte associação entre seus níveis de testosterona e suas atitudes de dominância.
Mas a maior surpresa foi a descoberta de uma associação negativa entre os níveis de testosterona deles e os comportamentos de dominância de seus adversários.
Isso significa que tanto homens com altos níveis do hormônio como aqueles que relataram ter uma alta necessidade de dominância social pareceram ser capazes de suprimir a habilidade de seus concorrentes de atrair parceiras potenciais.
No entanto, naqueles que relataram uma baixa necessidade de dominância não foi encontrada uma associação entre os níveis de testosterona e comportamentos de dominância, fosse deles ou de seus concorrentes, explicou Slatcher.
– Descobrimos que os níveis de testosterona influenciaram as atitudes de dominância dos homens durante competições, o quanto eles depreciaram (ou “surraram”) seus concorrentes e o quanto a mulher disse ter sido seduzida por cada cantada.
Segundo Slatcher, livros, filmes e a TV geralmente retratam homens que são corajosos e autoconfiantes como se tivessem altos níveis de testosterona. Os pesquisadores dizem que existe um pouco de verdade nesse estereótipo, e que a testosterona está associada com as atitudes dos homens quando tentam cantar uma mulher.
A descoberta indica que a testosterona está relacionada com comportamentos de dominância e de sucesso quando os homens competem pela atenção de uma mulher atraente, principalmente quando eles têm um grande desejo de dominância social.