MAIS MÉDICOS Cuiabá adere ao programa e abre, inicialmente, 15 vagas

Data:

Compartilhar:

Um total de 61 médicos deverá vir a Mato Grosso para atuar em 34 cidades, além de um Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), por meio do programa ‘Mais Médicos’. Os profissionais da saúde devem chegar ao Estado até o fim de março e atenderão em unidades básicas na região, inclusive na Capital.

Os municípios indicados possuem dificuldades de contratar médicos, os quais se encaixam no critério de vulnerabilidade social econômico. A prefeitura de Cuiabá decidiu aderir ao programa e deve contratar 15 profissionais nos próximos dias.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Ary Soares Júnior, sete profissionais brasileiros já se inscreveram para trabalhar na capital e acredita que, em breve, as 15 vagas estarão preenchidas. “Como Cuiabá ainda não havia aderido ao programa, o trabalho desses primeiros profissionais será avaliado e, uma vez que o resultado seja satisfatório, novas vagas serão abertas”.

Segundo dados, 71% das cidades de Mato Grosso estão inscritas no programa federal. Dentro deste número, 203 médicos estão distribuídos em 100 municípios do Estado. Para o tutor do Mais Médicos no Estado, Reinaldo Gaspar Mota, a cobertura poderia ser muito maior, caso houvesse apoio do governo estadual. “Apesar do governo federal investir muito em nosso Estado, a gestão passada não fez questão de apoiar. Aderimos por insistência e ficou comprovado que o trabalho não foi em vão. Esperamos que a gestão atual contribua com o programa”.

Mota ressalta que desde outubro de 2013, quando o Mais Médicos teve início no Brasil, muita coisa mudou, principalmente em se tratando dos profissionais brasileiros. “No início houve uma grande resistência por parte da categoria e até mesmo da população que enfrentou dificuldades com a língua. Mas do ano passado para cá houve um crescimento na adesão dos brasileiros ao programa e os pacientes se mostram extremamente satisfeitos com o serviço prestado”.

*Com informações do Jornal A Gazeta 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas