Lula critica ‘Veja’ e diz que adversários têm discurso ‘lacerdista’

Data:

Compartilhar:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado que se “assusta” com um “discurso lacerdista” adotado na reta final da campanha e considerou a revista Veja “leviana, grotesca e mesquinha” por publicar a suposta acusação do doleiro Alberto Youssef de que Lula e a presidente Dilma Rousseff sabiam do esquema de corrupção na Petrobras. O petista disse que depois das eleições deve ir à Justiça contra a publicação.

— O que a Veja fez foi uma demonstração de insanidade da imprensa marrom deste país, de um seguimento da imprensa que nós já conhecemos muito bem, que tenta interferir no processo eleitoral. Muitas vezes, a tolerância com o abuso de certo setor da imprensa vai permitindo que eles avancem cada vez mais e a Veja ontem chegou ao limite dos limites. Conseguiu fazer o impossível, inventar uma mentira e que não tem ninguém dizendo absolutamente nada. É apenas a tentativa grotesca, inclusive de antecipar a tiragem, para ver se influía no restante da imprensa brasileira. É uma atitude de má-fé, uma atitude leviana, mesquinha.

Lula aprovou a iniciativa da campanha de Dilma de atacar a revista durante o horário eleitoral:

— Acho que ela deveria falar porque era indignação aquilo. Você aceita qualquer debate político, mas quando ultrapassa os limites da política, ela fez muito bem em se indignar. E ela tinha o horário dela, que era o horário de televisão.

O ex-presidente disse que, apesar de conselhos de advogados para “deixar para lá”, deve procurar os tribunais:

— Da minha parte, a partir do processo eleitoral, eu acho que a Veja vai ter de explicar na Justiça por que fez isso. Não tem mais limite. Sabe lá aquele negócio: “não adianta processar, deixa pra lá”. É sempre assim que a gente ouve. Você vai conversar com o advogado e ele fala: “não adianta processar, deixa pra lá”. Ma eu acho que o que a Veja fez não pode ficar para lá. Ela exagerou — disse Lula, que completou: — A gente não pode nem chamar de imprensa marrom. Não sei se algum diretor da Veja que fez aquela matéria, ou o editor, coloca a cabeça no travesseiro e consegue dormir um sono tranquilo.

Lula afirmou que é preciso rever a forma de fazer as campanhas eleitorais para “tentar politizar a sociedade”. Apesar do tom acirrado da disputa desse ano, ele disse que não vê problema de legitimidade para o governante eleito.

— O eleito vai ter que governar. Obviamente que, quem for eleito, vai ter que construir a sua base de governabilidade, de levar em conta o resultado eleitoral do dia 6 de outubro, que definiu deputados e senadores. E vai ter que governar.

Ante o clima de tensão eleitoral com hipóteses de que haja processos judiciais contra a presidente Dilma, Lula afirmou que não espera um “terceiro turno” das eleições:

— Às vezes me assusta o discurso, eu diria lacerdista, que só falta dizer que não pode ganhar e se ganhar não pode governar. Só falta dizer isso. E a verdade é o seguinte. Quem ganhar, governa este pais e governa os quatro anos porque temos 200 milhões de habitantes que não são imbecis. Sabemos fazer democracia e respeitar a democracia. Já inventaram terceiro turno de mim em 2002, 89, 94 e 98. Não tem terceiro turno, meu filho. Quem quiser disputar terceiro turno se prepare pra 2018. É isso_ disse ele, que afirmou não saber se será o candidato petista na próxima eleição

Cerca de mil pessoas mil pessoas participaram da caminhada em São Bernardo, que é uma tradição de encerramento das campanhas petistas no ABC Paulista. O trajeto entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a igreja Matriz levou cerca de duas horas. Atrasado, o ex-presidente chegou à passeata na metade do percurso.

O clima foi de tranquilidade, mas, na chegada à praça central, houve um pequeno tumulto quando um comerciário gritou o número do adversário de Dilma, Aécio Neves (PSDB). Alguns militantes agrediram o jovem com bandeiradas e socos. O confronto se defez com a intervenção de outros petistas. Um dos integrantes do PT afirmou que também foi agredido pelo comerciário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas