O São Paulo se recuperou neste domingo (3) da derrota para o Santa Cruz na Copa do Brasil. Com direito a golaço do craque Lucas, a equipe bateu o Mirassol por 1 a 0, na Arena Barueri, e se manteve na vice-liderança do Campeonato Paulista.
Na competição estadual, o time do Morumbi vinha de triunfo sobre o arquirrival Corinthians, também em Barueri. Com as duas vitórias seguidas, chegou a 37 pontos, um a menos do que o Palmeiras.
Agora, o Tricolor se prepara para jogo de volta contra o Santa Cruz, na próxima quarta-feira (6), pela Copa do Brasil. Precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para avançar.
No jogo de hoje, o técnico Paulo César Carpegiani não pôde contar com o atacante Dagoberto, expulso contra o Corinthians. Em seu lugar, atuou o centroavante Willian José.
Mas essa não foi a única modificação em relação ao time que perdeu para o Santa Cruz, no último jogo, pela Copa do Brasil. Por opção tática, o treinador sacou Rivaldo e Rodrigo Souto para as entradas de Carlinhos Paraíba e Casemiro, deixando o meio-campo mais marcador e com menos criatividade.
O trio de volantes deu cobertura e liberdade para Lucas, principal nome do time, deitar e rolar. Ele chamou a responsabilidade e criou as melhores chances do time até abrir o placar, aos 27min, em um golaço.
Lucas recebeu bola na intermediária, ganhou na corrida do marcador, fintou dois marcadores e o goleiro antes de tocar sutilmente para o fundo das redes: 1 a 0.
– Faz tempo que estava procurando esse gol. Hoje fui feliz e deu tudo certo. Consegui roubar a bola e sair costurando, falou o craque.
Mas o time do Morumbi relaxou depois disso, viu o rival dominar a partida e por pouco não ir para o intervalo com igualdade no marcador. Alex Silva e Xandão afastavam os cruzamentos.
Mas aos 44min por pouco o time do interior não empatou. Wellington Amorim recebeu depois de boa troca de passes e chutou; a bola ainda raspou a trave antes de sair.
Na segunda etapa, o São Paulo voltou sonolento. Um chute no travessão de Willian José, aos 21min, foi uma das raras chances de perigo da equipe. Entretanto, o Mirassol também não assustava. Destruía, mas pouco criava.
Cansado da inoperância de seu time, Carpegiani colocou Rivaldo no lugar de Willian José, aos 24min. Dois minutos depois de sua entrada, o veterano jogador já arriscou chute de longe e assustou.
Rivaldo bem que continuou tentando, mas o brilho do São Paulo no jogo ficou só no lance de Lucas. Mas foi o suficiente para vencer.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 0 MIRASSOL
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data: 3 de abril de 2011, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar de Oliveira
Assistentes: Vicente Romano Neto e Alex Alexandrino
Assistentes adicionais: Paulo Roberto de Sousa Junior e Camilo Morais Zarpelão
Cartões amarelos: Jairo (Mirassol). Lucas e Carlinhos Paraíba (São Paulo)
Público: 5.912 pagantes
Renda: R$ 122.941,00
GOLS: SÃO PAULO: Lucas, aos 27 minutos do primeiro tempo
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Xandão, Alex Silva, Miranda e Juan; Jean, Casemiro, Carlinhos Paraíba e Lucas; Fernandinho (Henrique) e Willian José (Rivaldo)
Técnico: Paulo César Carpegiani
MIRASSOL: Fernando Silva; Samuel (Fabinho Capixaba), Luiz Henrique, Dézinho e Renato Peixe (Marcelinho); Magal, Jairo, Otácilio (Reinaldo Alagoano) e Xuxa; Diego e Wellington Amorim
Técnico: Ivan Baitello