Fernanda Leite Leonardo Campos e José Moreno polarizaram disputa pela presidência da OAB de MT |
O advogado Leonardo de Campos, o Léo Capataz, foi eleito o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e vai comandar a instituição pelos próximos 3 anos, entre janeiro de 2016 a dezembro de 2018.
A apuração parcial da eleição, o candidato Leonardo de Campos, da chapa Advogar Por Todos, Liderar Pela Ordem, venceu em Cuiabá enquanto José Moreno que encabeça a chapa Atitude na Ordem, ficou em segundo lugar. Com um total de 12 urnas apuradas, Leonardo obteve 1.171 votos. Moreno foi votado por 1.057 advogados. A diferença entre ambos foi de 114 votos.
Na disputa também estão: Pio da Silva (OAB em Transformação), Cláudia Aquino (Nossa Ordem em Progresso) e Fábio Capilé (Somos Todos OAB). Na Capital, Capilé foi votado por 842, Claudia obteve 530 votos e Pio da Silva terminou na lanterninha com 137 votos.
Na eleição, que teve seções de votação, entre Cuiabá, Várzea Grande e outros municípios do interior. Em Mato Grosso, trabalham mais de 14 mil advogados, e deste total, 9,7 mil profissionais (em dia com as contribuições junto à OAB) estavavam apto a votar.
Foram disponibilizadas 10 urnas eletrônicas na sede da OAB em Cuiabá e outras 90 foram divididas nas outras 29 subseções onde houve votação.
Léo comemora
Em seu primeiro discurso, após o resultado que já o aponta como vitorioso, Leonardo destacou que durante a disputa já tinha feito o compromisso de fazer uma campanha propositiva montando um plano de gestão que contemplasse toda advocacia mato-grossense.
Fernanda Leite Léo teve apoio de Francisco Faiad |
“A cada ataque que sofremos respondemos com uma proposta a cada vídeo apócrifo que fizeram respondemos com um pilar pra defender a democracia. A cada escritório, a cada colega, aperto de mão e abraço que recebemos era uma palavra de incentivo e carinho. Isso nos deu a certeza de estar no caminho certo, ou seja, a campanha do bem sempre prevalecerá. A campanha da verdade prevaleceu”, disse.
Capataz também criticou a representação contra ele feita pela chapa de Fábio Capilé, acusando-o de uso da máquina. “Tentaram nos dar um duro golpe de última hora que foi reparado pela Justiça. A resposta está ai. A força da democracia que espera uma Ordem unida que não agrida o advogado, uma Ordem que defenda a advocacia. É com esse projeto coletivo que quero agradecer a toda advocacia de Mato Grosso que nos recebeu para debater o futuro de nossa instituição. Mais que isso, quero convocar a toda advocacia a vir construir conosco esse plano de gestão que nos propusemos a fazer pelos próximos 3 anos”, destacou.
Ele também mandou um recado aos concorrentes. “Quero parabenizar os meus adversários que levaram essa campanha da forma como entenderam que deveria ser levada, mas quero mais que isso, parabenizar a advocacia mato-grossense que teve maturidade para escolher sem dúvida nenhuma o melhor projeto, um projeto coletivo para a OAB”.
Fernanda Leite |
Leo Capataz disputou a eleição subjudice, pois conseguiu uma liminar que garantiu sua participação no pleito. A partir de agora, segundo ele, o procedimento é aguardar o julgamento do mérito do mandado de segurança e eventual recurso interposto. “O nosso recurso interposto junto ao Conselho Federal. Nosso recurso está calcado no bom direito, as doações a que nos acusam foram feitas fora do período eleitoral e ainda fosse feitas no período eleitoral estão contemplados para projetos pré-existentes, para obras em andamento, o que não é vedado”, justificou.
Veja os detalhes da apuração parcial
Fernanda Leite Leo Capataz comemora resultado |
17h58 – No município de Várzea Grande também já terminou a apuração dos votos e Leo Capataz levou a melhor com 93 votos. Moreno, novamente ficou em segundo lugar com 64 votos. Em seguida ficou Fábio Capilé (42), Cláudia Aquino (32) e Pio da Silva (11).
18h45 – Embora o resultado parcial já aponte a vitoria de Leonardo, oficialmente, o resultado só deverá ser divulgado depois das 20h. O motivo, segundo a assessoria de imprensa da OAB, é que a Comissão Eleitoral ainda está recebendo os resultados do interior. Em algumas localidades houve atraso no fechamento. Dessa forma, por enquanto não há previsão para o término da apuração.
Mais informações em instantes