Gabriele Schimanoski
Davi Valle/Rdnews
Deputado Nilson Leitão está entre reeleitos com processos em tramite no STF
Dos quase 300 deputados e senadores que foram reeleitos no Congresso Nacional, 73 estão sob investigação no Supremo Tribunal Federal. Entre eles está o deputado federal reeleito por Mato Grosso, Nilson Leitão (PSDB). A informação foi publicada em reportagem do site Congresso em Foco, divulgada nesta sexta (7).
Nestas eleições o tucano obteve a maior votação da bancada, 127.749 votos, e, de acordo com a publicação, é o parlamentar reeleito com maior número de investigações em andamento no STF, sete inquéritos.
Leitão segue para o seu segundo mandado, mas arrasta pendências da época em que administrou Sinop. Ainda segundo a publicação, o parlamentar afirma que os inquéritos são do começo do mandato como prefeito e que todos serão julgados improcedentes.
Entre as investigações citadas, está a Operação Sanguessuga, deflagrada pela Polícia Federal em 2006. Nilson era prefeito da cidade quando mais de 70 congressistas foram denunciados pela CPI que investigou a chamada máfia das ambulâncias no Congresso.
Apesar de não ter sido acusado de receber propina, ele foi denunciado por fraude em licitações na compra de veículos e equipamentos odontológicos que serviriam como unidades móveis de saúde, controladas pelo grupo Planam, dos empresários Darci e Luiz Antônio Vedoin.
Esta não é a única investigação em que o deputado aparece. O site trouxe também a prisão pela Polícia Federal, em 2007, na Operação Navalha, suspeito de participar de um esquema de desvio de recursos públicos protagonizado pela empreiteira Gautama, de Zuleido Veras.
O Rdnews tentou falar com o deputado, mas ele não atendeu às ligações.
Clique aqui e confira a reportagem na íntegra.