Um estudo da Universidade Católica de Campobasso, na Itália, mostrou que o consumo moderado e regular de álcool pode ser benéfico para pessoas que tiveram ataque cardíaco leve ou outros acidentes vasculares. A pesquisa se baseou na dieta mediterrânea, cujo hábito de tomar vinho ou cerveja na refeição é comum e um hábito regular.
O estudo analisou 16.351 pacientes já afetados por uma isquemia vascular. Eles foram acompanhados pelos pesquisadores para saber quais eram seus hábitos, incluindo o consumo de álcool.
Dadas as análises, Simona Costanzo, epidemiologista e primeira autora da pesquisa, afirma que o consumo moderado de álcool pode diminuir as chances de recorrência de derrames ou problemas no coração.
– Nós observamos que o consumo regular e moderado de álcool tem efeitos benéficos até para pessoas já afetadas por ataques cardíacos ou derrame. Não somente eles estão menos propensos a terem doenças semelhantes de novo, mas toda a causa de mortalidade também tende a ser menor do que entre aqueles que não consomem bebidas alcoólicas.
O efeito é muito semelhante ao observado em pessoas saudáveis. “O risco de redução é de 20%. Isso significa que um problema de saúde pode ser evitado a cada cinco.”Mas segundo os pesquisadores a palavra-chave da pesquisa é: moderação.
– Quando nos falamos sobre moderação no consumo de álcool, nos queremos dizer algo muito distante do que se vê nos comerciais da televisão. Referimos-nos a moderação como o beber regularmente, bebendo poucas doses e mantendo um estilo de vida saudável. Uma taça de vinho ou uma cerveja durante a refeição, por exemplo, é parte da dieta mediterrânea.
Em linhas gerais, Simona Costanzo afirma que a pesquisa aborda o ato de beber moderadamente, mas de forma regular. Para os pesquisadores, o consumo moderado ao longo da semana é positivo.
– Já a mesma quantidade semanal de álcool concentrado em poucos dias é definitivamente perigoso.