“Capturar além de sorrisos, a essência da alma”, foi assim que os idealizadores definiram o objetivo e foco do projeto social Fotógrafos Solidários – Sinop/MT (500 Km de Cuiabá). A ação é idealizada por três jovens acadêmicos de jornalismo, Geovanna Klaus, Leandro Cunha e Luan Daniel.
O projeto existe desde janeiro de 2019 e visa atender crianças que sonham em participar de um ensaio fotográfico, mas não tem condições financeiras.
“Sempre pensamos em fazer algo que fossemos apaixonados e pudéssemos ao mesmo tempo ajudar as pessoas. Daí nasceu a ideia de criar o Fotógrafos Solidários”, contou Geovanna.
Já Luan explicou como foram os primeiros passos do projeto, até os dias atuais.
“Também sempre pensei em fazer alguma ação que beneficiasse a sociedade. Conversei com a Geovanna e decidimos começar. Em seguida convidei o Leandro, como sabia da paixão dele por fotos, tinha certeza que ele se encaixaria perfeitamente no projeto, hoje estamos dando um passo de cada vez, mas já é gratificante ver os resultados”, relatou.
O primeiro ensaio do projeto foi realizado no dia 10/03, no bairro Vila América. Leandro contou com brilho nos olhos sobre a experiência.
“É quase que indescritível a sensação. As crianças vinham, conversam, interagiam conosco. Você ver aquele brilho nos olhos deles é muito bom. Isso com certeza só nos dá um gás para seguir em frente”, afirmou.
Edilson, de 12 anos, foi um dos participantes do projeto, ele falou sobre a vida de criança e a alegria em ser fotografado.
“Eu gosto muito de brincar com meus amigos aqui no bairro. Seria muito melhor se tivesse uma praça para nossa diversão, ai não precisaríamos ir para a rua. Eu fiquei muito feliz em ser fotografado, me ver ali na tela com meus amigos foi muito legal”, contou o menino.
Leandro lembrou também que a receptividade do público com a criação e na primeira ação foi algo “extremamente motivador”.
“Não esperava que receberíamos tanto apoio como recebemos. Pessoas que nem conhecíamos nos mandavam mensagem, compartilhavam as publicações da página, foi gratificante desde o início, não encontramos dificuldades, só coisas boas”, ressaltou.
Atualmente o Fotógrafos Solidários busca atender os bairros carentes de Sinop. Fotografando também em festas de aniversários infantis e eventos sociais. Tudo de maneira gratuita.
“Não buscamos fazer um ensaio super produzido. Nosso objetivo é fotografar os baixinhos brincando, jogando futebol na rua. Sem fazer com que elas percam a naturalidade a essência, capturar os momentos simples, que no final se tornam os mais lindos”, ressaltou Luan.
Pensando no futuro, Geovanna contou que a ideia do grupo é levar o projeto cada vez mais longe.
“Nós três trabalhamos e estudamos, mas isso não é algo que nos atrapalha. Pretendemos levar a ação cada vez mais longe, atender mais crianças, ver mais crianças sorrindo, isso compensa qualquer esforço”, pontuou.
Para finalizar os jovens contaram que além de tudo isso, o projeto busca algo simples, porém essencial: levar amor e carinho.
Aos que desejam conhecer melhor a ação, basta acessar a página Fotógrafos Solidários – Sinop/MT no Facebook, ou pelos telefones (66) 9 9620-5277 Luan; ou (66) 9 9716-4226 Leandro.