Jayme: “Se acontecer o que o STF está propondo, vamos virar país de zumbis”

Data:

Compartilhar:

Durante sessão, senador enfatizou que o poder público é incompetente e impotente para resolver essa situação que “tomou conta do Brasil”

O senador Jayme Campos (União-MT) voltou a defender nesta quarta-feira, 20, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 45/23, que criminaliza a posse e o porte de drogas em qualquer quantidade. A PEC é uma reação a uma possível decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que avalia se é constitucional ou não trecho da Lei de Drogas e que pode descriminalizar o porte para consumo.

“Droga é um caso de saúde pública, é um caso de segurança pública. Se acontecer o que o Supremo Tribunal Federal está propondo, nós vamos virar um país de zumbis nessas ruas aqui” – alertou o senador mato-grossense. A matéria está em fase de discussão regimental no Plenário do Senado.

Jayme Campos enfatizou que o poder público é incompetente e impotente para resolver essa situação que, segundo ele, tomou conta do Brasil. “Hoje, a maioria dos assaltos, dos crimes, feminicídios, tudo é fruto do quê? Da droga” – acentuou, ao defender o papel do Senado “de reagir contra aquilo que está fora da nossa Constituição Federal”.

Cinco ministros do STF já votaram pela inconstitucionalidade de enquadrar como crime unicamente o porte de maconha para uso pessoal. Três ministros votaram para continuar válida a regra atual da Lei de Drogas.

“Na verdade, é uma invasão de competência por parte do Supremo Tribunal Federal em relação ao Congresso Nacional. É inadmissível o que estão propondo lá; nós não podemos, em hipótese alguma, abrir mão das nossas prerrogativas – é bom que se esclareça”.

Um dos decanos do Senado, Campos também elogiou o relatório apresentado pelo senador Efraim Filho (União-PB) e defendeu que os senadores tenham “responsabilidade de preservar a vida e dar segurança à sociedade brasileira, na medida em que não se pode transformar esse país aqui muitas vezes por questões políticas e ideológicas”.

A PEC, apresentada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, cumpre o rito de cinco sessões de discussão antes de ser votada em primeiro turno, e por mais três discussões em segundo turno. Se for aprovada pelos senadores no Plenário, a proposta segue para a análise da Câmara dos Deputados. Para que a mudança seja incluída na Constituição, a proposta tem de ser aprovada nas duas Casas do Congresso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...