Após o presidente da Assembleia e um dos fundadores do PSD em Mato Grosso, deputado José Riva, destacar a unidade do partido na eleição da Ucmmat, a presidente eleita na última quarta (5) para comandar a entidade, vereadora por Colíder e advogada, Ismaili Donassan (PSD), garante que venceu graças à união da legenda. Ela expõe que dos 246 votos que teve, aproximadamente 60% foram dos vereadores social-democratas.
Da mesma forma que fez Riva, ela destacou que o pleito mostrou a integridade e comprometimento da sigla, citando que os vereadores tiveram de sair das respectivas cidades para vir até a União das Câmaras, com sede em Cuiabá, depositar os votos. Para que isso fosse possível, Ismaili conta que fez questão de ligar pessoalmente aos parlamentares com intuito de ter o apoio nas urnas. “Houve uma mobilização durante a campanha e fui eleita graças ao comprometimento dos colegas”.
O deputado José Riva, por sua vez, ressaltou que apesar de o PSD ser um partido novo, o surpreendeu pela representatividade que conseguiu nas eleições municipais deste ano, elegendo 10 prefeitos a mais que o partido mais tradicional no Estado, que é o PMDB. “Então, mostra que a sigla realmente começou bem, tem um quadro bom, que a base foi bem formada e consolidado na base. Agora é esperar que esses prefeitos e vereadores eleitos façam um bom trabalho, de forma coesa”.
Quanto à eleição da Ucmmat, ele afirmou que Ismaili foi eleita graças aos votos do PSD e que o resultado fortalece ainda mais a sigla. Já a presidente eleita, agradece o apoio que teve das demais legendas, tais como o PSB, DEM e PR. Segundo ela, os deputados Valtenir Pereira (PSB), Chico Daltro (PSD) e Mauro Savi (PR), assim como Riva, também foram cabos eleitorais importantes. “Todos demonstraram o carinho enorme que têm pela instituição”.
Ismaili será sucessora do vereador não reeleito de Nova Mutum, Onírio Schirmer, o Ratinho, também do PSD. Ela venceu nas urnas a vereadora por Guarantã do Norte, Edileuza Oliveira (PTC), que teve 159 votos. A social-democrata é a primeira presidente mulher na história da entidade, que existe desde 1999 e, até então, nunca foi presidida por uma vereadora.