Começa nesta segunda-feira (20) o prazo para se inscrever no ProUni (Programa Universidade para Todos).
Candidatos podem concorrer a bolsas e estudar de graça em universidades particulares por todo o país.
É preciso informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e um endereço de e-mail, além do número do desempenho na última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O prazo vai até sexta-feira (24).
É pré-requisito ter obtido no mínimo 400 pontos nas disciplinas do Enem – ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática.
Também é obrigatório não ter zerado na redação do exame para participar do ProUni. Quanto maior a pontuação, mais aumentam as chances de obter o benefício.
Candidatos devem comprovar ter baixa renda. São oferecidas bolsas integrais (de 100% da mensalidade nas universidades) para quem tem renda até R$ 817,50 (um salário e meio) por pessoa da família.
Quem quiser bolsa parcial, de 50% na mensalidade, deve provar ter renda familiar de até R$ 1.635 (três salários mínimos). Professores de escolas públicas podem concorrer às vagas de licenciatura normal ou pedagogia, destinadas à formação do magistério da educação básica.
Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher a modalidade da bolsa e até três opções de universidades, cursos e turnos disponíveis conforme a sua renda.