incêndio destrói mais de 9 madeireiras e várias casas

Data:

Compartilhar:

O município de Marcelândia  está tendo um dos maiores incêndios que já ocorreu na história do município. Pelo menos 9 madeireiras foram atingidas. O fogo, que teria iniciado em uma área pastagens, avançou para um "lixão" e atingiu algumas casas de madeira, na Vila dos Trabalhadores. O incêndio começou por volta das 10:30h. O vento forte fez com que as chamas se espalhassem rapidamente pelos barracões das madeireiras. Pás carregadeiras estão ajudando fazer aceiros, tentando retirar toras e madeira serrada dos pátios, bem como maquinários das empresas, para evitar que os prejuízos sejam maiores. Tanques de água das madeireiras também são usados para tentar combater as chamas.

15:50 –  Tratores estão com pequenas carretas tanque, adaptadas com pequenos motores, e tentam conter as chamas e evitar que atingam outros imóveis.

15:46 – O repórter Antonio Farias (Mutuca), da Rádio Mega Hits, que está no local da tragédia, aponta que o número de madeiras atingidas subiu para 11. "O vento é forte demais, espalha rapidamente as chamas e vai atingindo tudo o que tem pela frente", descreve.

15:31 – A Defesa Civil ainda não confirmou se foi deslocado para Marcelândia o avião, previsto para ficar em Sinop, durante período de seca, para ajudar a acabar com as chamas. Só Notícias tentou contato com o superintendente, mas a secretária informou que ele "está em reunião".

15:28 – Dezenas de pessoas estão sendo atendidas no hospital municipal Maria Zélia. Muitos inalaram fumaça. algumas pessoas também tiveram queimaduras e estão sendo medicadas.

15:24 – Como precaução a Rede Cemat desligou o fornecimento de energia na área rural de Marcelândia e no distrito de Analândia, pois o fogo está atingindo as cruzetas (que é um conjunto de presilhas de linhas de distribuição da energia) e causar danos maiores. De acordo com a assessora, Daniela Lepinsk Romio, não há previsão para retornar o fornecimento de energia no local. "Para o reestabelecimento é necessário que as chamas sejam controladas, disse Daniela ao Só Notícias.

15:09 – A secretária de Meio Ambiente de Marcelândia, Sirlene Juliane, disse que foi pedida ajuda emergencial. "Está vindo uma equipe do Corpo de Bombeiros de Sinop, o Estado está deslcoando avião e um helicóptero.

15:01 – As casas danificadas são de funcionários das madeireiras. Pelo menos 7 foram atingidas e praticamente todos os percentes dos donos foram destruídos.

14:55 – Moradores das casas vizinhas das que foram destruídas retiraram móveis, roupas e outros pertences que foram colocados na rua.

14:52 – Das últimas 3 madeireiras, os proprietários e funcionários conseguiram retirar maquinários e parte do estoque. O vento continua forte, espalhando fogo.

14:48 – Barracões de mais 3 serrarias foram atingidos. O repórter Antonio Farias (Mutuca), da Rádio Mega Hits, informa que o total de serrarias atingidas chega a 8. "Tem chamas com mais de 8 metros de altura. É cenário de horror, de muita tristeza", descreve o repórter.

14:43 – A prefeitura está mobilizando ajuda do governo estadual para uma ação emergencial. A equipe de Briga de Incêndio, dos bombeiros também está no local, mas o efetivo é pequeno.

14:31 – Em uma área chamas se espalharam rapidamente e mataram dezenas de cabeças de gado.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas