Causas da impotência sexual
De acordo com os estudiosos no assunto, cerca de 70% dos casos de impotência sexual em adultos são resultados de desordens físicas, enquanto que 30% são frutos de fatores psicológicos. É interessante ressaltar que essa proporção se inverte se forem considerados apenas os pacientes jovens, onde a proporção dos que “falham” por distúrbios psicológicos chega a 70%, ou mais, de incidência.
Os principais problemas físicos causadores de impotência estão relacionados ao uso de medicação (finasterida, espironolactona e ansiolíticos), sedentarismo, dislipidemia, hipertensão, maus hábitos alimentares, doenças cardiovasculares, tabagismo, etilismo e uso de drogas ilícitas.Entre os fatores emocionais envolvidos na gênese dessa disfunção, é possível destacar os problemas decorrentes da convivência social e profissional, dificuldade de relacionamentos, estresse intenso, ansiedade e até mesmo o próprio medo de “falhar na cama”.
Saiba como prevenir a ereção masculina
Uma das melhores formas de prevenir os problemas de ereção e manter uma relação saudável com a sua companheira, é manter hábitos saudáveis. Além disso, é essencial que o indivíduo realize atividades físicas que colaboram com a estimulação do corpo.
Conheça quais são as causas do problema de ereção do homem
- Ansiedade da performance;
- Depressão;
- Problemas com o relacionamento;
- Perda de atração física pela companheira;
- Conflitos na preferência sexual;
- Inibição sexual;
- Abuso sexual durante a infância;
- Medo da gravidez;
- Medo de doenças sexualmente transmissíveis.
Além das causas anteriormente citadas, existem fatores físicos que também podem dificultar a ereção do homem. Entre eles, podemos citar:
- Diabetes;
- Pressão alta;
Altas taxas de colesterol e triglicerídeos; - Tabagismo;
- Uso excessivo de bebidas alcoólicas;
- Aumento e endurecimento das artérias que irrigam o pênis.
Saiba quais são as formas de tratamentos para os problemas de ereção
O tratamento ideal para os problemas de ereção dependerá de cada caso. Devido a isso, é muito importante que o indivíduo que esteja nessa situação, busque a orientação de um especialista.
Dentre os principais tratamentos para os homens que apresentam problemas de disfunção erétil, podemos citar:
- Terapia sexual – geralmente é o tratamento instituído para os indivíduos que apresentam problemas psicológicos;
- Aparelhos de vácuo – estes são utilizados para aumentar o fluxo sanguíneo que chega ao pênis, colaborando com a ereção masculina;
Farmacoterapia oral – o médico pode indicar a utilização de medicamentos que auxiliam a ereção masculina. No entanto, seu uso é limitado, devido a diversos efeitos colaterais, sendo essencial buscar a orientação de um médico especialista, antes de iniciar seu tratamento; - Cirurgia de revascularização ou de próteses – esses tratamentos só podem ser realizados sob indicação de um médico especialista, em especial, quando os outros métodos para o tratamento não tiveram sucesso.
A disfunção erétil é um problema que afeta uma grande parte dos indivíduos do sexo masculino. São diversas as causas relacionadas aos problemas de ereção, no entanto, todas elas possuem tratamento, desde que adequadamente diagnosticadas.