O assaltante que entrou em confronto com policiais civis, durante tentativa de roubo a agência dos Correios em São José do Rio Claro (315 km a Médio-Norte) foi identificado pela Polícia Civil como sendo, Samuel Ferreira de Lima, 22, natural de Maceió, no Alagoas (AL), morador do bairro Alvorada em Cuiabá, e com passagens por roubos em Tapurah (433 km Médio-Norte). O criminoso foi morto em confronto policial após manter um cliente da agência refém.
A agência foi atacada no final da tarde de terça-feira (14), por volta das 17h30, por dois bandidos, um do lado de fora e outro dentro. O assalto foi impedido por três policiais civis da Delegacia da Polícia Civil, que foram acionados para atender a ocorrência. Dentro dos Correios havia cerca de 10 pessoas, entre clientes e funcionários.
O delegado Nilson André Farias de Oliveira acompanhado de outros dois investigadores foram até a agência, no centro da cidade, e lá o investigador Adelar Geuberto dos Santos entrou na agência e logo o bandido que estava dentro, com um capacete na cabeça e armado com um revólver calibre 38, tomou um cliente refém.
O delegado, que estava na porta da agência, entrou e começou a negociar a liberação do refém, verbalizando para o bandido entregar a arma. “Nisso ele foi puxando o refém para dentro da agência e o investigador Adelar pulou o balcão e foi atrás. Fomos informados que atrás tinha uma casa e demos a volta”, explicou o delegado.
O refém foi liberado na casa aos fundos da agência e o bandidos tentou pular o muro, mas não conseguiu devido a cerca elétrica instalada. Neste momento, o delegado e outro investigador se aproximaram e o bandido de capacete efetuou disparos, que foram revidados pelos policiais, sendo o assaltante atingido por dois tiros, um na região do tórax e outro no ombro, entrando em óbito antes da chegada do socorro.
O segundo assaltante, do lado de fora, também efetuou disparos que atingiram a viatura da Polícia Civil. Ele está sendo procurado e a Polícia ainda trabalha na sua identificação.
O delegado regional de Diamantino, Sérgio Paulo de Oliveira Medeiros, informou que a competência de apurar roubos em agências do Correios é da Polícia Federal, mas em razão de haver policiais civis envolvidos na troca de tiros determinou a instauração de inquérito policial, para apurações preliminares, que posteriormente poderá ser encaminhado à PF.
Outro delegado da Regional de Diamantino será designado para o inquérito, em razão do delegado Nilson Farias estar envolvido na ocorrência. Segundo a Polícia Civil local, esta seria a quarta vez que a agência sofre ataque de bandidos. (Com PJC)