Horário de verão inicia sábado e economia pode chegar a 5,5%

Data:

Compartilhar:

A edição 2010/2011 do horário de verão começa à meia-noite de sábado (16), quando os mato-grossenses terão que adiantar os relógios em uma hora. A medida, que visa reduzir o consumo de energia em horário de pico, se estenderá até 20 de fevereiro do ano que vem. Em Mato Grosso, a previsão é que o consumo de energia diminua em até 5,5% no "horário de ponta", entre 18h e 21h. A expectativa é que sejam economizadas 24,249 megawatt-hora (MWh) de energia. Na comparação com os indicadores do ano passado, a diferença é de 42%, considerando que na edição 09/10 foram economizadas 17,075 MWh.

A economia será a maior das 9 últimas edições do horário realizadas no Estado, e suficiente para abastecer a cidade de Chapada dos Guimarães por 1 ano. No período de 1999/2000 foram economizadas 29,9 MWh de energia. Em relação ao volume total consumido em Mato Grosso neste ano, a economia será de 1%. O gerente de Operação do Sistema da Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat), Teomar Estevão Magri, explica que o aumento na economia é decorrente do maior consumo de energia no período que antecede o horário de verão.

"Entre agosto e setembro, com o clima seco e falta de chuva, o consumo foi maior. Já neste mês, com o início das chuvas, é esperada uma economia maior no uso da energia". Ao destacar os benefícios do horário de verão, Magri ressalta que o decréscimo da demanda no período de ponta otimiza o Sistema Integrado Nacional (SIN). "Dessa forma, há melhor aproveitamento dos recursos energéticos". De acordo com ele, o ajuste nos ponteiros dos relógios atrasa o acionamento da iluminação pública, além disso prevê um melhor aproveitamento da luz natural.

Conforme a Cemat, o horário de verão também interfere no orçamento dos consumidores, por provocar redução dos custos com geração térmica para atendimento da cargas referentes à demanda de ponta. O óleo diesel, carvão mineral e demais combustíveis que não forem utilizados nas termoelétricas evitarão possíveis ajustes tarifários.

Sistema Isolado – Em Mato Grosso, há apenas 6 municípios que não são atendidos pelos sistemas de transmissão, os chamados "linhões". Essas regiões são abastecidas por usinas termoelétricas movidas a diesel. Nesse caso, a economia prevista com o horário de verão é de 53,95 MWh, ou seja, 16,183 mil litros de óleo diesel, que não serão queimados. A redução será capaz de atender a cidade de Rondolândia por 11 dias. No ano passado, a economia foi de 67,60 MWh ou 20,2 mil litros de combustível.

De acordo com o gerente de Operação do Sistema da Cemat, a redução será resultado das desativações de duas térmicas, em Cotriguaçu e Juruena, prevista para dezembro deste ano. Juntas, estas duas unidades respondem por 63% do Sistema Isolado do Estado. Ele ressalta que Mato Grosso terá apenas as unidades de Guariba, Paranorte, Comodoro e Rondolândia. "Mas a previsão é que até 2012 não exista nenhuma termoelétrica em operação no Estado".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...