Há dois anos, a 28ª rodada do Brasileiro marcou o início das incríveis arrancadas de Flamengo e Fluminense. O primeiro chegou ao título, enquanto o segundo escapou de forma dramática do rebaixamento. Agora, neste domingo (9), curiosamente pela mesma rodada do Nacional 2011, as equipes duelam, no Engenhão, buscando fazer história novamente.
Empatados com 44 pontos, a seis do líder Vasco, a dupla relembra o Brasileirão 2009 como forma de incentivo para nova série de vitórias, que permita chegar à conquista no fim da competição.
Mesmo quem não viveu de perto aquele feito se mostra contagiado por ele. É o caso de Abel Braga, agora técnico do Tricolor, que deseja uma arrancada semelhante a de dois anos atrás, quando, nos 11 últimos jogos, o Flu venceu sete e empatou quatro.
– O futebol brasileiro é difícil e imprevisível. Mudanças inesperadas acontecem, como em 2009. O Fluminense estava praticamente rebaixado, matematicamente. Mas conseguiu uma arrancada impressionante. Temos outros exemplos recentes, Grêmio, Flamengo… Quando há dedicação, percorremos metade do caminho para solucionar os problemas.
Veja a classificação do Brasileiro
No Flamengo, os remanescentes do título do Brasileirão de 2009 não esquecem a reta final, quando a equipe conseguiu impressionantes oito triunfos, dois empates e somente uma derrota. Integrante daquela equipe, o chileno Maldonado vê o time atual com igual potencial.
– Na nossa cabeça, estamos voltando a sonhar pelo título. Tivemos uma fase ruim que chegou a dar dúvida, mas hoje a fase é ótima e o grupo vem melhorando. As coisas estão diferentes e estamos levando isso para dentro de campo. Hoje, o grupo sabe que tem tudo para brigar pelo título. A diferença de pontos ainda dá para tirar.
Maldonado só será titular no domingo por conta da suspensão de Airton, um dos três desfalques do Flamengo. Willians, também suspenso, está fora, assim como Ronaldinho, servindo à seleção brasileira. Muralha e Diego Mauricio são os outros substitutos.
No Fluminense, Abel Braga não contará com Fred, outro na seleção. Rafael Moura entra em seu lugar e deve atuar ao lado de Rafael Sobis. No meio, Deco ganha a posição de Lanzini, enquanto na zaga Márcio Rosário substitui o suspenso Digão.
FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO X FLUMINENSE
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 9 de outubro de 2011 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia e Lilian da Silva Fernandes Bruno (ambos do RJ)
FLAMENGO: Felipe; Léo Moura, Alex Silva, Welinton e Junior Cesar; Maldonado, Muralha, Renato e Thiago Neves; Diego Maurício e Deivid
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Mariano, Leandro Euzébio, Márcio Rosário e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Marquinho e Deco; Rafael Sobis e Rafael Moura
Técnico: Abel Braga