O governador Silval Barbosa (PMDB) entregou, nesta sexta-feira (17), dois helicópteros modelo Esquilo AS350 Plus, para reforçar a Segurança Pública no Estado. Um aparelho será destinado ao combate ao tráfico de entorpecentes na fronteira com a Bolívia; o outro dará apoio no atendimento de ocorrências, como assalto a banco, resgate de pessoas e nas ações de combate aos crimes relacionados ao Meio Ambiente.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, afirmou que, na compra das aeronaves, foram investidos R$ 11 milhões, sendo R$ 3,8 milhões de recursos oriundos do Governo Estadual. Os helicópteros foram adquiridos por meio de um convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Segundo Curado, Mato Grosso passar a ter quatro helicópteros. Além disso, possui quatro aviões, sendo dois bimotores e dois monomotores. O uso dessas aeronaves auxilia nas operações ostensivas e preventivas, dando resposta rápida nas operações desenvolvidas pela Sejusp.
Durante a solenidade realizada na Praça das Bandeiras, foram entregues seis bases móveis destinadas às ações da Polícia Comunitária, segundo Curado, um dos projetos mais importantes desenvolvidos no Estado. As unidades serão utilizadas para auxiliar nas ações dos segmentos que compõem a Segurança e para atendimento à comunidade.
O veículo tipo Van foi adaptado como um escritório, com mesa para atendimento, computador para confecção de boletim de ocorrência e condicionador de ar. As bases ficarão no pátio da Sejusp.
De acordo com o secretário, durante o período das festas de final de ano, uma unidade ficará à disposição da comunidade na Praça da República, no Centro de Cuiabá. Outra ficará na região da Lagoa Encantada, no bairro CPA III.
Atualmente, existem no Estado 15 bases comunitárias fixas, sendo 10 em Cuiabá, duas em Várzea Grande e as demais em Tangará da Serra, Rondonópolis e Barra do Garças. Uma base está sendo construída no município de Sinop (Norte do Estado).
Estruturação da Segurança
Para o governador Silval Barbosa, a entrega das aeronaves representa o fortalecimento da Segurança Pública. "Os investimentos fazem parte da estruturação que estamos fazendo no setor. Em seguida, construiremos os Centros Integrados de Inteligência; estamos montando um aparato seguro, para o combate à criminalidade", afirmou.
Medalhas
No evento, 30 personalidades civis e militares foram agraciadas com a medalha "Mérito da Segurança Pública", como uma homenagem pela contribuição para as ações de Segurança Pública do Estado.