O Grêmio voltou a se posicionar neste sábado (30) em repúdio contra o racismo, dois dias após o goleiro Aranha ser alvo de ofensas de torcedores do clube gaúcho durante a vitória do Santos por 2 a 0, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, disputado na Arena Grêmio.
A equipe gaúcha publicou um vídeo no seu site oficial lembrando jogadores negros que participaram e foram ídolos da história centenária da equipe. Com o título “Chega: Nossa história é tricolor”, o material veiculado no canal oficial do clube no YouTube apresenta imagens dos jogadores e momentos históricos do time. O vídeo tem cerca de dois minutos.
Alguns ídolos da história do clube são lembrados durante a mensagem, como Zé Roberto, Denner, Everaldo, Lupicínio Rodrigues, que foi o autor do próprio hino do Grêmio, entre outros. O vídeo é encerrado com a frase: “Nossa história centenária foi construída por pessoas. De todas as cores. Temos orgulho dessa história. Somos azuis. Somos pretos. Somos brancos. Chega. O Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense é contra qualquer discriminação.”
O ataque contra Aranha foi parar na Justiça Criminal e Esportiva e o Grêmio corre risco até de ser excluído da Copa do Brasil. Dez torcedores foram identificados, dois eram sócios do clube e foram expulsos dos quadros do Grêmio.
Confira o vídeo divulgado pelo Grêmio: