Os 132 quilômetros de estrada sem asfalto que desestimulam produtores de grãos e pecuaristas da região do Vale do Arinos, entre o Distrito de Novo Paraná (Porto dos Gaúchos) e Itanhangá, no Médio-Norte de Mato Grosso, vão fazer parte do passado. Um acordo entre a Associação Pró-Pavimentação da Estrada da Baiana e o Governo do Estado proporcionará a pavimentação asfáltica desse trecho.
O sinal positivo de formalização da parceria ocorreu nesta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa, entre prefeitos, vereadores, empresários da região, secretário de Estado da Infraestrutura, Vilceu Machetti, e o vice-governador Silval Barbosa (PMDB), que esteve presente a pedido do deputado José Riva (PP), presidente da Casa e que foi interlocutor desse pleito.
"Eu topo fazer a obra. Vamos correr rápido contra o tempo e com os trâmites", disse Barbosa a Riva, testemunhado por Dirceu Oliveira dos Santos, presidente da associação, e pelos prefeitos de Itanhangá, Juara, Novo Horizonte e Porto dos Gaúchos.
Segundo o vice-governador, a Estrada da Baiana é imprescindível na valorização da região Médio-Norte. "Além de valorizar as propriedades, vai levar autoestima àquela população", disse. "O Vilceu já está autorizado a licitar. Agora, basta discutir os parâmetros da modalidade", disse o vice-governador.
Diante da autorização governamental pelo início da obra de asfaltamento, o deputado Riva destacou a força do empresariado da região, em beneficiar a infraestrutura local. "É formidável o interesse da classe produtora. Parcerias como esta exemplificam o quanto Mato Grosso cresce. Esse Governo sempre sinaliza com boas respostas na realização dos sonhos de milhares de cidadãos e cidadãs", disse.
Para Dirceu dos Santos, presidente da associação, já há um Termo de Intenção com os produtores, na ordem de R$ 9 milhões. "Vamos consultar mais propriedades para ampliar a nossa fatia. O Governo nos deu mais ânimo. Agradecemos, inicialmente, aos produtores, prefeituras envolvidas e ao deputado Riva, que viabilizou essa parceria", assinalou Santos, sem estimar o valor total do investimento.
A prefeita de Porto dos Gaúchos, Carmem Lima Duarte (DEM), classificou a iniciativa das lideranças produtoras e políticas de um salto para o desenvolvimento. "Somos os mais interessados na obra. Abrimos mão do ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) para contribuir na contrapartida. Será uma grande ação de progresso e agradecemos ao deputado Riva, o verdadeiro pai do Vale do Arinos", disse a prefeita.
Segundo o presidente do Consórcio do Vale do Arinos e prefeito de Juara, Alcir Paulino (PP), essa associação para pavimentar parte da rodovia passa às metas prioritárias. É uma importante obra que alimenta toda a região. Temos obras prioritárias e ela é uma delas. Estaremos juntos nessa empreitada", assegurou.
O dirigente da Associação Pró-Estrada da Baiana informou que o passo a seguir será no sentido de estabelecer o projeto da obra para estimar os recursos a serem aplicados. A modalidade de parceria, segundo ele, deve seguir a mesma aplicada pelo Consorcio da Rodovia do Vale.