Governo não cumpre acordo e hospitais suspendem internações nas UTIs

Data:

Compartilhar:

Assessoria


A partir desta sexta-feira (29) os quatros Hospitais Filantrópicos de Mato Grosso (Santa Helena, Santa Casa, Hospital de Câncer e Hospital Geral Universitário) suspendem o recebimento de novos pacientes na internação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A presidente da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas (FEHOSMT), Elisabeth Meurer disse que a paralisação é o resultado do não cumprimento feito pelo secretário Estadual de Saúde, Eduardo Bermudez, que na última reunião do dia 16 de abril se comprometeu a fazer o repasse dos valores complementares para a manutenção das UTI’s.

“Confiamos no secretário e no governo do Estado, porque pediram para voltarmos a atender os pacientes e que na segunda-feira (18) faria o pagamento da dívida que já chega a R$ 4,941 milhões”.

Elizabeth destaca que desta vez os hospitais só irão voltar a atender os pacientes quando o dinheiro estiver na conta dos hospitais. “Caso isso não aconteça os atendimentos estão suspensos por tempo indeterminado. Até a nota de esclarecimento que a SES mandou para a imprensa ele não cumpriu”, lamentou Meurer. 

Meurer disse que mesmo diante de um déficit mensal de leitos de terapia intensiva em nosso estado, a SES não repassa os valores para manutenção dos leitos existentes e contratualizados, que representam juntos 40 leitos de UTI Geral Adulto, 8 leitos de UTI Coronariana, 10 leitos de UTI Pediátrica e 45 leitos de UTI Neonatal, um total de 103 leitos disponibilizados de UTI em Cuiabá.

Os pacientes do SUS poderão contar apenas com os leitos ofertados pelo Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC) e Hospital São Benedito, que correspondem apenas 10% do total disponível.

Elisabeth esclarece que todos os hospitais não têm medido esforços para prestar um atendimento digno aos pacientes recebidos nas UTI’s.”Pedimos a compreensão da população, mas não podemos mais receber pacientes se não temos como tratá-los, isso tudo porque o governo promete e não cumpre com os seus compromissos, mesmo depois de frequentes negociações”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Justiça eleitoral veta propaganda irregular do partido liberal que tem como candidata a Prefeita, Luzia Guedes Carrara em Nova Santa Helena MT.

A decisão ocorreu após representação da Coligação unidos pelo desenvolvimento, (União Brasil/MDB), que constatou a prática de propaganda...

Justiça determina a imediata suspenção de divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Nova Canaã do Norte.

A Pesquisa que foi encomendada pelo site SONOTICIAS, e realizada pela empresa REAL DADOS e PESQUISA LTDA, divulgada...

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY