Elayne Mendes/ A Gazeta
Após a definição da data de inauguração, a Trincheira Jurumirim/Trabalhadores também já tem nome. A obra homenageia o engenheiro civil José Luiz Borges Garcia, filho do ex-governador Garcia Neto, que morreu em 1980 em um acidente de carro na avenida Fernando Corrêa da Costa. O decreto do governador Silval Barbosa (PMDB) foi publicado no Diário Oficial que circulou ontem.
No Estado, o engenheiro foi professor da Universidade Federal de Mato Grosso, presidente da antiga Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sanemat) e diretor do extinto departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS).
A inauguração oficial da obra está marcada para acontecer na próxima terçafeira (18), após mais de um ano e meio de atraso do prazo estipulado em contrato. A “trincheirona”, como ficou conhecida por sua extensão (960 metros), integra o pacote de intervenções de travessia urbana, compreendendo desde o trecho entre as avenidas Miguel Sutil, Dante de Oliveira (Trabalhadores), o cruzamento da avenida São Gonçalo Antunes de Barros (Jurumirim), até as proximidades do viaduto da avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA). O projeto é resultado de um convênio entre o governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).
A obra executada pelo Consórcio Sobelltar, formado pelas empresas Ellenco Construções Ltda., Sobrenco Engenharia e Comércio Ltda., e a Construtora Tardelli Ltda., estava orçada inicialmente em R$ 39,9 milhões, porém após os aditivos de valor e reajustes de medições, tem custo de R$ 50,5 milhões.
Com as vias laterais já liberadas há pouco mais de uma semana, após a liberação total motoristas poderão transitar por toda a trincheira. A inauguração promete aliviar o congestionamento na região.