Furacão e São Paulo se enfrentam por sprint para recuperar pontos

Data:

Compartilhar:

 

A briga é em pontas diferentes da tabela, mas Atlético-PR e São Paulo se enfrentam às 20h30 (de Brasília) desta quarta-feira, na Arena da Baixada, com a missão de recuperar nas quatro rodadas finais os pontos perdidos ao longo de todo o Campeonato Brasileiro. Curitiba é a cidade da arrancada projetada por ambos para evitar uma decepção.

No caso do São Paulo, é não colocar mais uma frustração em 2011. Sem chegar perto dos títulos do Paulista e da Copa do Brasil, o timeiniciou a liga nacional com cinco vitórias consecutivas. Mas logo se tornou instável e, agora, precisa correr atrás do que desperdiçou para não passar mais um ano fora da Libertadores.

Em sétimo lugar, a dois pontos e duas posições da faixa que assegura vaga na competição continental, o Tricolor tem compromisso "fatal" para suas pretensões nas palavras de Emerson Leão. O técnico contratado para salvar a temporada conseguiu colocar na cabeça dos atletas a ideia fixa de ter 100% de aproveitamento nesta reta final.

"Temos que conquistar todos os pontos. Não dá para depender de ninguém", falou Xandão, um dos que alega ter mais sentido o jejum de nove jogos sem vitória no Brasileiro – a sequência acabou no último sábado, com vitória sobre o Avaí. "Não dá para pensar mais em um número mínimo de pontos. É o máximo mesmo", concordou Jean.


Willian José (de azul) é a esperança de gols na vaga de Luis Fabiano. Time também não terá o 3-5-2

O Atlético-PR luta contra o rebaixamento, assim como o Avaí, derrotado pelo São Paulo na rodada passada. E Leão usa o exemplo de sábado para cobrar respeito a um adversário que ostenta ainda um tabu em casa: o Tricolor nunca venceu na Arena da Baixada, com oito derrotas e cinco empates nas 13 vezes em que passou por lá.

 

A maior preocupação, contudo, é não deixar que a estatística ou as contas atrapalhem. "Já falei para ele que não nos interessa olha e secar os outros, mas fazer a nossa parte. Não foram os adversários que nos permitiram melhorar, mas a nossa vitória contra o Avaí. Alguns times perdem força na parte final, mas nós temos que adquiri-la", discursou o chefe.

O técnico escalou o time com três mudanças. A única obrigatória é a saída de Luis Fabiano, suspenso, que será substituído por Willian José. Leão, contudo, também mexeu no esquema, abrindo mão dos três zagueiros com a entrada do volante Denilson no lugar de Luiz Eduardo. No ataque, alega fazer um rodízio ao deixar Dagoberto no banco e optar por Fernandinho.

Fernando Dantas/Gazeta Press
O capitão Paulo Baier tenta fazer o Atlético-PR alçar o voo necessário para evitar o rebaixamento

Do outro lado, fazer a lição de casa é a ordem da vez. O Furacão não pode nem pensar em perder pontos em Curitiba para não ficar para trás na luta contra o fantasma da degola. O técnico Antônio Lopes espera que o time entre em campo com o mesmo espírito guerreiro demonstrado no segundo tempo da derrota para o Corinthians, diferentemente dos cinco minutos de apagão no início da partida que determinaram o resultado no Pacaembu.

 

Em relação à escalação, o argentino Nieto, que entrou muito bem na partida, deve retomar seu lugar entre os titulares. Na zaga, Manoel espera o aval do departamento médico para saber se volta. Por questões contratuais, o lateral Wagner Diniz e o volante Cléber Santana, que pertencem ao São Paulo só poderão entrar em campo se o Atlético-PR pagar a multa prevista, o que não deve ocorrer. Já o atacante El Morro García, que recebeu o terceiro cartão amarelo, cumpre suspensão automática. Em compensação, Marcelo Oliveira, que não pode encarar o Timão, está à disposição.

Com o Furacão vindo de mais um resultado negativo, o meia Paulo Baier, que tem se desdobrado para ajudar a equipe, sabe que só com muito trabalho e com vitórias, independentemente do adversário, para tirar o time dessa situação delicada na reta final da competição. "Agora é trabalhar forte. Contamos com o apoio da nossa torcida para sairmos com a vitória contra o São Paulo em casa. Vamos buscar sair dessa situação", concluiu.

Arte GE.Net

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR x SÃO PAULO

 

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR) 
Data: 16 de novembro de 2011, quarta-feira
Horário: 20h30 (de Brasília) 
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES) 
Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires e Jose Maciel Linhares (ambos do ES)

ATLÉTICO-PR: Renan Rocha; Marcelo Oliveira, Gustavo Lazzaretti, Fabrício (Manoel) e Héracles; Deivid, Wendel e Paulo Baier; Marcinho, Nieto e Guerrón
Técnico: Antônio Lopes

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Jean, Xandão, Rhodolfo e Cícero; Wellington, Denilson, Carlinhos Paraíba e Lucas; Fernandinho e Willian José
Técnico: Emerson Leão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas