Emerson estreou pelo Fluminense marcando gol contra o Botafogo, em julho
Fluminense e Botafogo já viveram dias melhores no Campeonato Brasileiro. Em queda nas últimas rodadas, lutam para recuperar postos já atingidos. Para isso, a volta de amuletos no clássico deste domingo (17), no Engenhão, entre os clubes, anima as torcidas.
Dono da casa, o Alvinegro terá o retorno de Marcelo Mattos. Já o Fluminense, mandante da partida, poderá contar com Emerson. Com eles, os botafoguenses querem voltar a encostar no G3, enquanto os tricolores planejam a retomada da liderança.
Com 44 pontos, o Botafogo conquistou apenas sete dos últimos 24 pontos que disputou. Coincidência ou não, o mau desempenho começou com a saída de Marcelo Mattos da equipe. O volante, que retorna de lesão no joelho esquerdo, entrou em campo pela última vez no dia 12 de setembro, no triunfo por 2 a 0 diante do São Paulo.
Naquela ocasião, o Alvinegro alcançou a quinta colocação, ao chegar aos 37 pontos e ficar apenas três atrás do Cruzeiro, então terceiro colocado, e quatro do líder Fluminense. Porém, depois daquela rodada, veio a goleada sofrida para o Goiás, por 4 a 1, e incríveis sete empates consecutivos.
Agora, em sexto lugar, Marcelo Mattos retorna ao time com a missão de dar equilíbrio à equipe, que perdeu recentemente o meia Maicosuel, o atacante Herrera e o zagueiro Fabio Ferreira, todos fora do restante do Brasileiro. O técnico Joel Santana celebrou a volta do meio-campista.
– Com a volta do Marcelo Mattos vamos ganhar mais corpo, mais pegada. Ele teve uma semana completa para treinar e está bem fisicamente.
Quem também treina há uma semana com o elenco é o atacante tricolor Emerson. A ausência do jogador é ainda mais longa, fora dos gramados desde o dia 5 de setembro, há dez rodadas. Na época, vinha sendo o destaque do então líder Fluminense, com seis gols marcados em sete partidas disputadas.
Retornará justamente no confronto que marcou sua estreia pelo clube, quando fez o gol do empate por 1 a 1 do primeiro turno. Empolgado, se mostra disposto a fazer com que o time, agora em segundo lugar, volte a balançar as redes, algo que não ocorre há duas rodadas, nas derrotas para Santos e Cruzeiro.
– Agora é hora de ver quem é brabo. É o momento de ser aguerrido e de pensar em cada jogo como uma decisão, pois vale o título do Campeonato Brasileiro. Domingo vai ser difícil, pois o Engenhão é o estádio do Botafogo. Mas precisamos lutar.