As comemorações pelo título de campeão do Brasileiro em 2010 devem durar por todo o mês de dezembro no Fluminense. No entanto, em janeiro de 2011 a ordem desde já é esquecer o clima de festa e se preparar para outra temporada vitoriosa. Para isso, o exemplo do Flamengo está bem vivo.
Jornal Olé exalta conquista de Conca
Diguinho desabafa sobre fama de baladeiro
Isso porque em 2009 o Rubro-Negro encerrou o nacional também com a faixa de campeão no peito. No entanto, não soube administrar a euforia e o deslumbramento de seu elenco e, com muitos problemas internos, o clube teve um ano para se esquecer.
Fracassou na tentativa do tetra estadual, caiu nas quartas-de-final da Libertadores e lutou até o fim para não ser rebaixado no Brasileirão, só escapando na penúltima rodada. Isso sem falar nos problemas com Adriano e na prisão do goleiro Bruno.
Tudo isso está na memória tricolor, que, assim como o rival, deixa a desejar na parte estrutural. O Flu, por exemplo, tem apenas um campo para treinar, o das Laranjeiras, e não possui um Centro de Treinamento.
O fato fez Celso Barros, presidente da patrocinadora tricolor, já ligar o sinal de alerta e admitir que o ano terá de ser muito bem planejado para que o clube volte a colecionar sucesso dentro de campo.
– O Flamengo foi campeão no ano passado, e nós agora. Dois clubes sem estrutura. Podemos vencer, mas é primordial que a gente avance na nossa estrutura. O Flu precisa ser forte independentemente de patrocinador ou não. É isso que eu quero.
Por sinal, Muricy Ramalho também tocou no assunto. O treinador diz que, com o título, o Fluminense irá evoluir em todos os aspectos.
– Esse título era importante demais para o Fluminense. Vai impulsionar o clube. Tem vezes que só com conquista você cresce. Mas é bom deixar claro que o que ganha jogo, é o jogador. Não é esteira nem bicicleta.
Em 2011, o Fluminense terá na disputa da Libertadores seu principal torneio. Com o título do Brasileiro, ao vencer o Guarani por 1 a 0, neste domingo (5), o Tricolor ficará no grupo ao lado de América (MEX), Nacional (URU) e Argentinos Jrs (ARG).