Fechamento de hospital mobiliza setor universitário

Data:

Compartilhar:

Uma comissão do Governo Federal vem a Cuiabá, nesta semana, para uma visita ao Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM). A comissão, formada por representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Ministério da Educação (MEC), quer verificar o que está ocorrendo no hospital-escola da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Desde 4 de janeiro, estão desativados o Pronto-Atendimento Pediátrico, a UTI Neonatal e a Enfermaria Pediátrica do hospital. A diretoria alegou falta de recursos para prestar tais serviços.

Quem informa sobre a vinda da comissão governamental é o presidente da Associação dos Docentes da UFMT, professor Carlinhos Eilert, que foi a Brasília cobrar a reativação dos setores paralisados, em favor dos usuários do HU. Em audiência, ontem à tarde, com o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira, e a coordenadora-geral de Residências em Saúde do MEC, Jeanne Liliane, Eilert explicou que o HU é o único hospital 100% SUS (Sistema Único de Saúde) de Cuiabá e, portanto, de extrema importância no atendimento à população, sobretudo a mais empobrecida. Eilert também cobrou mais recursos para o HU e a contratação de servidores, via concurso público. O mesmo foi cobrado pela médica Jeanne.

"As matérias publicadas na imprensa e a pressão política contra o fechamento dos setores pediátricos do HU motivaram a vinda da comissão", explicou Eilert.

Também esteve presente na audiência a coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFMT (Sintuf), Ana Bernadete, que atua como auxiliar de enfermagem no HU desde 1984, data de fundação do hospital escola. Ela, portanto, conhece bem a dinâmica de lá. Na visão dela, a audiência em Brasília foi produtiva. "Há tempos queríamos a vinda dessa comissão". Ana Bernadete avisou que amanhã (20), às 13h30, haverá uma Assembléia Geral dos funcionários do HU, para repasse de informes à categoria.

No dia 16 de dezembro de 2009, a Adufmat e o Sintuf entraram, em conjunto, com uma representação no Ministério Público Federal (MPF), pedindo ao órgão que tomasse providências para impedir a desativação dos setores pediátricos do HU, prevista para 4 de janeiro. O procurador Gustavo Nogami, que está elaborando uma ação civil pública, aguarda informações do HU e do MEC, requeridas para embasar a ação.

Durante a audiência em Brasília, o secretário Duvanier ouviu, por 90 minutos, as reivindicações das partes presentes, mas só haverá um posicionamento oficial sobre o HU após o parecer da comissão.

Há, porém, a sinalização de R$ 300 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a reestruturação de hospitais universitários, que, como o hospital Júlio Müller, pedem socorro.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Adufmat

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...